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O Brasil tem evoluído bastante nesta área. Para disponibilizar sempre no-
vas cores aos seus consumidores, a Suvinil, por exemplo, amplia a sua
oferta de tons por meio de estudo de tendências do mercado nacional e
internacional”, avisaAlencar.
Rodrigo Palota, diretor de marketing da Tintas Sulan, é outro profs-
sional do segmento que nota tendência de crescimento: “Percebemos
que ao longo do tempo o mercado consumidor vem se acostumando
com o modelo do sistema tintométrico e cada vez mais demanda este
tipo de produto pelas inúmeras vantagens que ele oferece tanto para
o consumidor fnal quando para as revendas. Da experiência com re-
vendas que optaram por substituírem totalmente as cores prontas,
percebemos um aumento de vendas de aproximadamente 10% a
15%. Isso ocorre porque a revenda nunca correrá o risco de não ter
em estoque a cor que o cliente busca. Com o Gallery of Colors das Tin-
tas Sulan, exceção para a cor branca, as revendas conseguem substi-
tuir 100% das cores prontas pelas cores do sistema tintométrico. Nas
lojas que possuem o Sistema Gallery of Colors, 80% já substituíram
em mais de 50% do volume de cores prontas pelas cores do sistema.”
Segundo Eulália Ramos, gerente de sistema Tinting da Coral, a empresa
foi a primeira a implantar o sistema tintométrico no Brasil, nos anos 90.
“Hoje grande parte das lojas já pode contar com os serviços das máqui-
nas do sistema tintométrico, oferecendo maior oferta de cores, produtos
e serviços para o consumidor fnal. Pioneira, a Coral continua sempre a
implementar novidades nesta área, como o lançamento do Rende Muito
Tinting e a tecnologia do colorímetro”, avisa a gerente de sistemaTinting.
Já Daniel Gondelman, gerente técnico sistemas tintométricos da Mast,
aborda um ponto de interesse comum ao setor: “Os sistemas tintométri-
cos no Brasil evoluem num ritmo acelerado nos últimos tempos, pela alta
demanda, o que signifca a renovação do parque instalado, que já está
superando os 15 anos de existência. Trata-se de um mercado que conti-
nua expandindo a aplicação desta tecnologia e solicitando equipamen-
tos confáveis, precisos e simples, que ajudem a gerar bons serviços aos
clientes e bons negócios para os lojistas. O consumidor atual já conhece
o verdadeiro alcance desta solução para o ponto de venda e para isso
é fundamental a parceria com o melhor fornecedor de equipamentos e
assistência técnica.AMast está posicionada como um provedor que sabe
combinar qualidade, serviço, custo competitivo e facilidades no fnancia-
mento, oferecendo novas tecnologias a preços acessíveis.”
Comportamento do consumidor
É inerente ao mercado novas tecnologias e a chegada de modernos equi-
pamentos. É salutar também que o consumidor evolua seu conhecimento
e dite normas, ou melhor, cores antes não buscadas. “A utilização de al-
guns meios, como simuladores de ambientes e amostras testes, diferen-
cia o atendimento e proporciona o interesse pela busca de uma maior
diversidade de cores. Entre as principais difculdades encontradas pelos
consumidores estão o preço, geralmente mais alto no sistema tintomé-
trico, e a falta de credibilidade na qualidade desses produtos”, fala Filipe
De Lorenzi D`Agostín, assistente pós-venda da Resicolor Tintas eVernizes.
Alencar garante que o consumidor conta com um sistema confável, ca-
paz de oferecer cores exatamente como as desejadas, tanto emqualidade
como quantidade. “Com isso, o consumidor se sente mais seguro para
escolher cores e decorar um ambiente, e procura mais opções diferen-
ciadas de tintas; ele sabe que isso é possível graças ao sistema de alta
qualidade”, acrescenta o coordenador de Sistema Self Color da Suvinil.
Palota é enfático: “É fato que as tintas do sistema tintométrico são
mais caras que as prontas em função de os pigmentos serem im-
portados, porém pode-se obter cores a preços menores dos que as
cores prontas. Como os tons pastel, por exemplo, que representam
uma parcela considerável das cores feitas no sistema e que muitas
vezes têm preços inferiores aos das cores prontas. O problema co-
meça com as cores mais fortes das bases com menor teor de branco,
quando realmente poderemos ter preços elevados. Porém temos de
analisar ainda que esses tons fortes representam o detalhes num
processo de pintura, pois a maior parte dos ambientes ainda é pin-
tada com tons pastel ou mesmo branco.”
Gondelman já fala em equiparação de custo: “Os sistemas permi-
tem eleger as cores que conseguimos imaginar e isso permitiu ao
consumidor brasileiro a liberdade de se expressar por meio da cor,
demonstrar seu estilo de vida e sua forma de ser. Isso é bom, a de-
coração do lar passou a formar parte do cotidiano. Usar o sistema
tintométrico já não mais é um item de luxo, pois os custos das cores
confeccionadas pelo sistema se aproximam das cores de linha. E
isso, claro, facilita a difusão defnitiva dos sistemas tintométricos.”
Ana, da Futura Tintas, lembra que hoje o apelo está direcionado à
sensação de cores e não mais somente a uma simples pintura ou
uma pintura nova. Em plena era da globalização, Eulália observa
que o consumidor está bastante atento, pesquisa, se atualiza e com
certeza utiliza muito mais os produtos emitidos por meio do sistema.
Certamente o benefcio que a cor pode proporcionar já é realidade
no mercado brasileiro. “O consumidor brasileiro está descobrindo
os benefícios das cores, além das diferentes sensações que elas
transmitem. A pintura com cores diferenciadas passa a impressão
de exclusividade e diferenciação do imóvel. Também leva em consi-
deração o impacto visual que a mudança de cor proporciona, sem a
necessidade de reformas”, fala Bispo.