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EDITORIAL
LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIAS E REPIN-
TURA AUTOMOTIVA
é uma publicação
da
AGNELO EDITORA
, com circulação
nacional, dirigida a home centers,
revendas de tintas, impermeabilizantes,
revestimentos, arquitetos, decoradores,
construtoras, empresas de pintura e
impermeabilização, pintores amadores e
profissionais nas áreas de construção,
acabamento e reforma, concessionárias
de veículos e oficinas de reparação e pin-
tura, órgãos governamentais e entidades
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Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIAS E REPINTURA AUTOMOTIVA - Ano 15 N.º 115 - Jan/Fev 2012
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Investindo no atendimento
O Brasil vem crescendo cada vez mais como mercado consumidor e no setor de tintas não é diferente. O
setor de construção civil vai muito bem e as perspectivas de crescimento são ótimas com a previsão de
construção de 23 milhões de moradias nos próximos dez anos, sem contar o número crescente de imóveis
sendo reformados. Tudo isso exige também acabamento, e a tinta tem um papel importante nesse quesito.
E quando a indústria vai bem é sinal de que o comércio também vai, porque mostra o reflexo do escoamen-
to da produção e funciona como termômetro para observação de como o mercado está se comportando.
Na ponta disso está o revendedor, que tem papel fundamental para que esses produtos cheguem até o
consumidor final e, apesar de o mercado estar promissor, é preciso ficar atento para enfrentar a concor-
rência, tão acirrada nos últimos tempos. Nesse sentido, o lojista deve não só trabalhar com produtos de
qualidade, mas principalmente investir no atendimento ao cliente.
Dentro dessa filosofia é preciso ter funcionários treinados, espaços específicos e uma boa divisão da loja,
além de uma excelente disposição de produtos, pois se isso não acontece certamente perdem-se muitas
vendas em função de falta de informação e de atenção. Outro ponto importante são as ferramentas de ges-
tão, como softwares e outras, por muitas vezes oferecidos também pelas indústrias de tintas e acessórios
e que vão auxiliar de forma eficiente o atendimento ao cliente.
É preciso lembrar que o novo perfil do consumidor brasileiro mostra um comprador que, além de bom
preço, quer tudo bem explicado sobre os produtos e serviços que a loja pode oferecer a ele. Ele também
quer um ambiente agradável e bem arrumado, vendedores experientes e que passem segurança na hora
de indicar produtos e serviços. Se houver vaga para estacionar, melhor, e se houver quem carregue as
mercadorias, melhor ainda, pois eu mesmo já senti o que significa comprar em uma loja (e loja grande)
de materiais como se compra no supermercado, ou seja, jamais faça o cliente carregar peso. Na troca de
mercadorias, então, é preciso ter agilidade, pois nesse quesito muitas lojas pecam e deixam o cliente ex-
tremamente irritado.
São detalhes em que é preciso mais preparo do que custo propriamente dito. Pense nisso para começar
bem o ano!
Boa leitura!
Marcos Mila