Page 52 - 116

Basic HTML Version

treinamento
Se você quiser mais informações veiculadas nesta edição, acesse
o site www.lojasdetintas.com.br
52
Eucatex investe na profissionalização da mão de obra
Em parceria com o Lar das Tintas, empresa forma primeira turma do Rio
de Janeiro
Falta de mão de obra qualificada é um dos principais problemas enfrentados atualmen-
te pelo setor de construção civil. Para atender a essa necessidade do mercado, a Eucatex desen-
volveu o Centro de Treinamento (CT) Eucafloor, destinado à capacitação de profissionais para
a instalação das linhas e acessórios dos pisos laminados Eucafloor, fabricados pela empresa.
Em parceria com o Lar das Tintas, o CT da Eucatex no Rio de Janeiro acaba de formar a sua pri-
meira turma; outras já concluíram o curso em São Paulo e Minas Gerais. Segundo Cláudio Oli-
veira, diretor comercial de construção civil da Eucatex, a intenção da empresa é estender a im-
plantação dos centros para todo o País. “Essa é a forma que a Eucatex encontrou para atenuar a
escassez de mão de obra qualificada. Para 2012, além de expandir o número de CTs, pretendemos aumen-
tar a grade, oferecendo cursos de instalação dos outros produtos de construção civil da empresa”, destacou.
Além dos pisos laminados Eucafloor, a Eucatex também produz tintas, vernizes, portas, divisórias, painéis MDP e
MDF, chapas de fibras de madeira, e chapas T-HDF.
serviços
Five Star Pinturasatrai jovens empreendedores
Primeira franquia especializada em pinturas residenciais e comerciais conquista jovens
com até 30 anos
A procura por novos desafios e
empreendimentos está cada vez
mais crescente no Brasil.A liberdade para trabalhar e a ansiedade do retorno do
investimento são fatores que impulsionam os jovens a escolherem esse nicho de
mercado. Não é à toa que o segmento de franquias do Brasil encerrou o ano
de 2010 com um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior, segundo a
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Novidade no setor, a Five Star Pintu-
ras, especializada em pinturas residenciais e comerciais, é uma das três redes de
franquias quemais crescemnos EUA. Recém-chegada ao Brasil conquista espaço
entre os empreendedores de até 30 anos de idade no País. De acordo como CEO
daFive Star Pinturas daRegiãoSudeste,RicardoRocha,aempresa chegouaoBra-
sil comum sistema inovador e temganhado visibilidade, principalmente, entre os
jovens.“O franqueado da Five Star precisa ser dedicado, flexível, bem relacionado
e gostar do ramo de pintura.Além disso, a Five Star se encaixa no que o público
jovemprocura: franquiasqueoperamnosistemahomebasedecominvestimento
inicial relativamente baixo”, afirma Rocha.
FredericoBarata,de 25 anos,enxergouna Five Star umnovo conceitode franquia.
“Sempre quis abrir meu próprio negócio. Depois de analisar várias marcas optei
pela Five Star Pinturas. Além de o mercado imobiliário estar em alta, a Five Star
possui um sistema inovador que chamou minha atenção. Diante das facilidades
e do comprometimento da marca, me interessei e, junto com Christian, iniciei as
operações emmarço de 2011”, comenta Frederico.
Para os interessados na franquia, o investimento inicial é baixo, por ser um seg-
mento ainda sem tradição nomercado.A taxa de franquia é R$ 60mil e o capital
de giro varia de R$ 13,5 mil a R$ 60 mil.A taxa de royalties está fixada em 7%.
Atualmente, a Five Star possui 15 unidades de franqueados distribuídos pelo País,
na Grande São Paulo e em Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF), Natal (RN),
Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul (RS) e Joinville (SC).