Page 11 - 118

Basic HTML Version

11
derno e lógico em termos de vendas de tintas.”
Sendo assim, os brasileiros começam a, ti-
midamente, se abrir às opções de cores. Na
opinião da gerente de produtos da Sherwin-
-Williams, Patrícia Fecci, o brasileiro sempre
foi considerado muito conservador em relação
ao uso de cores em ambientes internos, mas
esse receio começou a mudar após o advento
do sistema tintométrico e da tecnologia. “A
possibilidade da profusão de cores, ampara-
da pelos produtos de qualidade das grandes
companhias, veio ao encontro com a nova era
da comunicação, onde existe o conhecimento
de qualquer canto do mundo em segundos.”
Segundo Ana Cristina Gomes, especialista do
sistema tintométrico da Futura Tintas, ofere-
cer o sistema tintométrico é importante para
compor o mix de produtos disponibilizados
para atender bem o varejo: “Devido à alta
customização do tipo de produto que se pode
obter do sistema, ele possui um alto valor agre-
gado para o lojista. Nos últimos anos, através
da mudança da cabeça do consumidor, vem
sendo cada vez mais utilizado por quem deseja
fazer uma mudança no ambiente com cores
bem específicas.” Ana reforça dizendo que o
apelo está direcionado à sensação de cores e
não mais somente em uma simples pintura,
ou em uma pintura nova: “A procura por co-
res personalizadas ganha cada vez mais espa-
ço, ou seja, destaque no mercado de tintas.”
Para José Paulo Sanches, gerente comercial
da Killing, a tintometria é uma solução que
acomoda uma série de preocupações do mer-
cado. “O consumidor deseja oferta de cores,
atendimento rápido, opções decorativas e o
revendedor deseja prestar esse serviço, mas
precisa de flexibilidade, estoques baixos, giro
fácil e rápido. O sistema tintométrico propõe a
solução para essas necessidades. Sempre que
pensamos em novos produtos, pensamos em
tintometria, ou seja, opções.”
fabricantes, revendedores e distribuidores de
sistemas tintométricos
AKZONOBEL
Hoje, grande parte das lojas já oferece para os consumidores os serviços das máquinas do sistema tintométrico, propor-
cionando maior oferta de cores, produtos e serviços para o consumidor final. De acordo com Benito Berretta, diretor de ma-
rketing da AkzoNobel, a Coral foi a primeira a implantar o sistema tintométrico no Brasil, nos anos 90, e continua sempre a
implementar novidades nessa área: “É um segmento muito importante para a Coral, uma vez que a pintura deixou de fazer
parte da construção para ser também um item de decoração. Diversos produtos da Coral estão disponíveis no sistema tinto-
métrico, tais como Família Decora, Rende Muito, Super Lavável, entre outros, e, atualmente são mais de duas mil cores.”
A empresa fabricante presta assistência técnica para quemadquire o equipamento, inclusive com contratos demanutenção bemaces-
síveis. Na maioria dos equipamentos é necessária a manutenção apenas de ano em ano para efetuar a calibração do equipamento.
Segundo Berretta, as perspectivas de crescimento nessemercado são excelentes, pois cada vez mais é preciso inovar comdinamismo e
oferecer serviços para os consumidores:“Como sistema tintométrico você consegue ter a cor desejada emminutos, exemplos de com-
binaçãodecores, fazer simulações comas cores escolhidasnomomentodacomprautilizando tendênciasdecoresnoBrasil enoexterior.
Alémdisso, disponibilizamos equipamentos como o colorímetro, que identifica a tonalidade de uma superfície, como tecido, papel etc.,
e indicaqual éa cor que está relacionadaao lequede cores damarcaCoral.Casonãohajaa cor exata,ela sugerea cormais aproximada.
A indicação vem com o código e o nome da cor identificada no leque. Posteriormente, a tinta no tom definido é preparada pelo sistema tintométrico Coral.”
A linha em destaque da AkzoNobel é a Familia Decora, linha premium para quem busca transformar a decoração de um ambiente por meio das cores. “A
pintura é um elemento fundamental na decoração e as cores são responsáveis em proporcionar um ‘toque’ pessoal e personalizado para cada ambiente.
Os produtos da linha Decora estão disponíveis em cores prontas ou pelo sistema tintométrico, com mais de duas mil opções de tonalidades diferentes”,
garante o diretor.