Page 6 - 126

Basic HTML Version

indústria
6
Por Nany Cardoso
Em ritmo de evolução
Tintas Leinertex: marca que oferece uma linha variada de produtos desenvolvidos especialmente para
atender as necessidades e preferências do mercado de tintas
Inaugurada em 1977, por AntônioAbran-
tes, a Tintas Leinertex, na época, teve
como primeira estratégia adotada, pelo
fato do tempo de mercado, o estabele-
cimento de, além da área de produção,
outros canais de distribuição. Com isso a
empresa chegou a possuir três lojas pró-
prias em Goiânia, que mesmo não sendo
seu principal negócio, ajudaram a susten-
tar o crescimento da indústria por intermédio da divulgação da marca e
da demanda constante proporcionada por suas vendas, o que gerou um
desenvolvimento lento e gradual, porém constante.
Abrantes relata que a década de 90 foi recheada de novidades para a
empresa, com mudanças estratégicas muito importantes. “O foco do
negócio foi priorizado, percebemos que as lojas já tinham cumprido sua
função, fazendo com que optássemos pelo fechamento das mesmas. Por
meio de estudos de potencial, lucratividade e penetração de mercado,
alguns produtos, como esmaltes sintéticos e a linha PVA acrílica, foram
descartados, e com novos lançamentos buscamos atingir todos os seg-
mentos do mercado de tintas imobiliárias e aumentamos a área geográ-
fica de atuação da empresa, que cada vez mais abandona o rótulo de
indústria regional”, destaca o fundador.
Abrantes ressalta que em 1999 a empresa formou uma ideia que já
estava sendo amadurecida há algum tempo: “A empresa decidiu pela
construção de uma nova unidade industrial autônoma, independente ju-
rídica e administrativamente, próxima ao Distrito Industrial de Aparecida
de Goiânia, para a fabricação dos produtos já consagrados no merca-
do e com pagamentos de royalties pela utilização das marcas”, afirma.
A fim de buscar novos mercados e atendê-los com eficiência, em 2005 foi
inaugurada a primeira filial da indústria, na cidade de Palmas, no Estado
do Tocantins, com localização estratégica na Região Norte. Dessa forma,
o foco da empresa passou a ser a expansão tanto de sua atuação no
mercado como do alcance de seus produtos aos diferentes segmentos.
De acordo com Abrantes, o novo milênio trouxe consigo novos desafios
e novos progressos: “Com o rápido crescimento da empresa, bem como
da equipe e da filial em Tocantins, o aumento quantitativo e qualitativo
da produção veio rapidamente. O rótulo de empresa regional ficou para
trás; a presença dos produtos Leinertex em canteiros de obras espalhados
pelo País é reflexo da consolidação da marca como uma das melhores.”
Hoje, com uma unidade industrial em Aparecida de Goiânia e a
filial em Palmas, além de centros de pesquisa e desenvolvimento,
consultores técnicos, comercial e de marketing, a empresa produz
variados itens na linha imobiliária, mais de 4 milhões de litros
mês, que abastecem o mercado brasileiro. “A Leinertex conta,
ainda, com uma robusta logística de distribuição e laboratórios
capacitados para desenvolver produtos que solucionam as neces-
sidades de todos seus clientes”, ressalta o fundador.