Page 18 - 128

Basic HTML Version

18
ADESIVOS E SELANTES
O mercado de adesivos e selantes deve voltar cada vez mais
para as soluções sustentáveis e a produtos que aumentem a
eficiência e produtividade, principalmente quando se trata do
mercado de construção civil. De acordo com dados do mer-
cado, pode-se dizer que é um segmento que está em franca
expansão, um mercado que, além de ser impulsionado pelo
crescimento do setor, também conta com outros fatores que
contribuem para a sua evolução, como a conscientização dos
consumidores, pintores e vendedores sobre a importância da
utilização de produtos de preparação no processo de pintura.
Para Paula Gonçalves, gerente demarketing da Cascola,marca
damultinacional Henkel,omercadonacional de colas,adesivos
e selantes apresenta sinais claros de evolução, tanto em ter-
mos comerciais quanto tecnológicos.“Segundo estatísticas da
Comissão de Adesivos e Selantes da Associação Brasileira da
Indústria Química (Abiquim), as evidências são grandes: só em
2011, o setor cresceu em faturamento, gerando receita de US$
1,5 bilhão, com um volume de vendas que totalizou 400 mil
toneladas. O crescimento da economia como um todo, sobre-
tudo no setor de construção civil, acelera a demanda de ade-
sivos e selantes, que são ampliadas para novos usos, visando
oferecermais praticidade,agilidade e redução de custos à obra,
por meio de soluções multifuncionais, práticas e econômicas.”
SegundoWadson Marques, coordenador de projetos e treina-
mentos da Sika, o mercado de varejo vem crescendo a olhos
vistos, o que é muito bom para a economia do País. Por outro
lado preocupa, devido ao grande número de empresas que
surgem sem oferecer nenhum know how e despejam no mer-
Segmento em evolução
Soluções seguem tendências sustentáveis e
por melhores eficiência e performance
Por Nany Cardoso
cado produtos que não atendem nenhum tipo de norma para a aplicação a que se
destina. “É preciso tomar cuidado para que a nossa construção civil não seja avaliada
somente por preço de produto, sem levar em consideração a qualidade dos adesivos
e selantes que estão sendo aplicados.”
José Eduardo Granato, gerente comercial da Viapol, salienta que o mercado de ade-
sivos e selantes é um mercado de grande potencial, não apenas pelo crescimento da
construção civil,mas também em função do maior conhecimento dos profissionais do
setor em relação aos benefícios trazidos por esses produtos. “Muitos consumidores e
até mesmo profissionais nem sempre conhecem a variedade de produtos disponíveis
neste segmento e suas vantagens, daí a necessidade de ações de divulgação, cursos
e treinamentos envolvendo também a linha de adesivos e selantes. No entanto, a de-
manda tende a aumentar como aquecimento dos mercados emgeral e coma recupe-
ração do setor da construção civil, a partir do reaquecimento da atividade econômica.
Por outro lado, não podemos deixar de destacar que têmentrado nomercado diversas