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EDITORIAL
LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIAS E REPIN-
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Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIAS E REPINTURA AUTOMOTIVA - Ano 15 N.º 128 - Abril 2012
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Crescimento à vista
Diante de um ano que começou, digamos, um pouco “tranqüilo” para a economia nacional, boas per-
spectivas surgem do mais importante evento da construção civil da América latina.
Durante encontro com jornalistas no penúltimo dia da Feicon Batimat - 19º Salão Internacional da
Construção, os presidentes da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção)
e Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) - duas das principais
entidades apoiadoras do evento - exibiriam números positivos tanto da indústria como do varejo dos
materiais de construção. “Temos muitos associados na feira - explicou Cláudio Conz, presidente da
Anamaco - e diversos deles têm fechado R$ 1 milhão por dia em negócios”. Até o terceiro dia da feira
estimava-se que já teriam sido concretizados mais de R$ 400 milhões em negócios. “De dois a três
meses de vendas para o varejo da construção são efetuados aqui dentro, na Feicon Batimat”, mensurou
o presidente da Anamaco. As vendas do varejo de material de construção, segundo ele, devem crescer
6,5% em 2013 sobre o ano passado.
Parte desse sucesso é creditada ao público especializado da feira. Até o terceiro dia foram contabiliza-
dos pelo menos 65 mil revendedores somente do ramo da construção civil. Até o sábado, 16 de março,
eram esperados 130 mil visitantes. “A qualificação deste público vem crescendo a cada ano, junto com o
interesse de vários países no mercado nacional. Tivemos a presença de 27 países, 7 a mais que a edição
anterior, afirma Liliane Bortoluci, diretora da Feicon Batimat”.
O fôlego é também reflexo das estimativas de consumo geral no Brasil até o fim de 2013, calculado em
R$ 119 bilhões em materiais de construção, segundo o IBOPE. Esse total representa um aumento de 9%
em relação ao gasto em 2012. Conz prosseguiu exibindo números obtidos pela Universidade Anamaco,
que revela que o varejo da construção tem cerca de 139 mil lojas (129 mil varejistas e 10 mil atacadistas)
em todo o Brasil. Pequenas e médias lojas constituem 80 mil empresas do ramo. Essas lojas têm até 300
m², cerca de 10 funcionários e oferecem por volta de 5 mil itens.
Para o presidente da anamaco, os lojistas estão otimistas com o governo federal, e 58% pretendem
investir no setor nos próximos 12 meses. Ao lado disso, 26% dos lojistas têm a intenção de contratar
funcionários até o final do 1º trimestre.
Os dados indicados por Walter Cover, presidente da Abramat, corroboram o ânimo do varejo, e provam
que a indústria brasileira de materiais de construção tem capacidade de sobra para a demanda. O Brasil
hoje apresenta um déficit de 5 milhões de moradias e a demanda por novas casas irá chegar a 20 mil-
hões até 2020, devido ao crescimento populacional.
Todos esses números apontam para um crescimento significativo do setor. Vamos torcer e aguardar!
Boa leitura!
Assessoria Jurídica