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DICAS
A socióloga, psicóloga e professora de
Teoria da Comunicação e Psicologia da
Cor Eva Heller fez estudos com duas mil
pessoas contemplando diferenças sociais,
culturais, profissionais e econômicas para
formular a obra “A psicologia das cores”.
Os resultados das pesquisasmostramque
cores e sentimentos não se combinam ao
acasonemsãoumaquestãodegosto indi-
vidual – são vivências comuns que, desde
a infância, são enraizadas na linguagem,
e o registro fica marcado na memória.
A obra é destinada a quem utiliza cores
profissionalmente, como artistas, desig-
ners de moda, publicitários, cromotera-
peutas, designers gráficos ou de produtos
industriais, design de interiores e arquite-
tos. “Conhecemos muito mais sentimen-
tos do que cores. Dessa forma, cada cor
Por Eva Heller
“A psicologia das cores”
Como as cores afetam a emoção e a razão
pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios. Cada cor
atua de modo diferente, dependendo da ocasião. O mesmo vermelho
pode ter efeito erótico ou brutal, nobre ou vulgar. O mesmo verde pode
atuar de modo salutar ou venenoso, ou ainda calmante. O amarelo pode
ter um efeito caloroso ou irritante. Em que consiste o efeito especial?
Nenhuma cor está ali sozinha, está sempre cercada de outras cores. A
cada efeito intervêm várias cores, um acorde cromático”, afirma a autora.
Distribuído em 13 capítulos, cada um com 13 cores diferentes, a obra
oferece um rico painel de informações sobre as cores. A diversidade des-
sa abordagem faz do trabalho de Eva uma ferramenta para
o conhecimento cromático. As pessoas consultadas em toda
a Alemanha foram questionadas sobre suas cores prediletas,
sobre as cores de que menos gostavam, sobre todos os efeitos
que cada cor pode ter e sobre a cor típica de cada sentimento.
Cento e sessenta diferentes sentimentos e características – do
amor ao ódio, do otimismo à tristeza, da elegância ao feio, do
moderno ao antiquado – foram associados a cores específicas,
como explica Eva: “O contexto é o critério que irá revelar se
uma cor será percebida como agradável e correta ou errada e
destituída de bom gosto.Aqui cada cor será mostrada em toda
contextualização possível, como cor artística, na vestimenta, no
design de produtos e de ambientes, como cor que desperta sen-
timentos positivos ou negativos.”