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Entrevista
Suvinil apresenta nova gestão para
divisão de tintas decorativas
Formada em engenharia pela FEI e com MBA em marketing estratégico
pela ESPM,DanielaTavares é a nova diretora demarketing da Suvinil,mar-
ca de tintas imobiliárias da BASF. Depois de um início de carreira em em-
presas comoAmcham, Coca-Cola/Panamco e Rhodia, a executiva agora é
responsável por todas as campanhas e projetos de marketing institucio-
nal e de produtos da marca. No exterior, Daniela atuou na Copa das Con-
federações de 2005 e na Copa do Mundo 2006, pela Fifa, na Alemanha.
Ao entrar na BASF, em 2006, Daniela desenvolveu a Estratégia 2020 na
área de SA/N (consultoria estratégica para desenvolvimento de mercado
e inovação) e trabalhou em consultoria estratégica para desenvolvimento
de mercado e inovação. Depois disso, passou pelo processo de integração
da Ciba e como gerente de negócios em EM (Care Chemicals); foi gerente
de planejamento estratégico e informação para tintas decorativas (ECD)
e repintura (ECR), e liderou as áreas de SAC, análise de performance e sis-
temas de informação de mercado.A Revista Lojas aproveitou a fusão para
realizar uma entrevista com Daniela, que salienta que a BASF possibilita
diversas oportunidades de desenvolvimento em diferentes tipos de negó-
cios e funções: “Além disso, promove orientação internacional e viabiliza o
contato com outros países, como a Alemanha. Assumir a divisão de Tintas
Decorativas é um novo desafio e certamente acrescentará muito à minha
trajetória profissional”, conta a nova diretora de marketing da Suvinil.
Por Nany Cardoso
REVISTA LOJAS: Como foi a sua trajetória na BASF até agora?
DANIELA TAVARES: Ao retornar ao Brasil, tinha alguns contatos nas em-
presas que eram meu target. Entre as companhias que eu havia listado
estava a BASF. Fiz algumas entrevistas e, em novembro de 2006, comecei
na área de SA/N (Consultoria estratégica para desenvolvimento demerca-
do e inovação), uma área estratégica da empresa, trabalhando com o de-
senvolvimento projeto da Estratégia 2020. Também atuei no processo de
integração da Ciba e como gerente de negócios em EM (Care Chemicals)
para produtos de higiene, beauty care solutions e global key accounts, até
chegar à diretoria de marketing da divisão de Tintas Imobiliárias da BASF.
REVISTA LOJAS: Quais foramos principais fatos quemarcaram
sua história na empresa?
DANIELA TAVARES: Tenho muito orgulho e saudade ao lembrar de proje-
tos em que existia um senso
muito forte de equipe e pro-
pósito de conquista conjunta,
onde os envolvidos não me-
diam esforços para atingir o
resultado e dar seu melhor,
por exemplo, na integração
da Ciba e no time de Care
Chemicals. Em tintas o espíri-
to de equipe tem me deixado
tambémmuito contente.
REVISTA LOJAS: Qual a
importância deste seu
novo desafio na BASF?
DANIELA TAVARES: Assumi a diretoria de marketing da área de tintas
decorativas no primeiro trimestre de 2013, após, dentro da empresa, ter
sido gerente de planejamento estratégico e informação para tintas de-
corativas (ECD) e repintura (ECR), liderando três áreas: SAC, análise de
performance e sistemas de informação de mercado. Neste novo cargo,
sou responsável por todas as campanhas e projetos de marketing institu-
cional e de produtos da marca.
REVISTALOJAS:Existemaçõeseprojetosparaospróximosanos?
DANIELA TAVARES: Sim. A inovação é a introdução de um novo bem ou
serviço no mercado que agregue valor ao seu público de interesse, é vetor
de desenvolvimento humano e melhoria na qualidade de vida.A preocu-
pação em atender as demandas do mercado consumidor faz com que a
marca conte com um processo apurado e uma área estritamente dedi-
cada à gestão da inovação. Essa filosofia permeia toda a organização,
considerando não apenas produtos, mas processos e novas tecnologias.
REVISTA LOJAS: Quais as principais novidades da Suvinil para
o mercado de tintas?
DANIELA TAVARES: No segundo semestre de 2013 a Suvinil apresentará
alguns lançamentos. Por enquanto, por questões estratégicas, ainda não
podemos dar mais detalhes.
“A preocupação em atender
as demandas do mercado
consumidor faz com que
a marca conte com um
processo apurado e uma
área estritamente dedicada
à gestão da inovação”