Page 14 - 131

Basic HTML Version

14
TEXTURAS
Há 20 anos era comum encontrar paredes com revestimentos de pedra,
papel de parede e cerâmica. O investimento era alto; o trabalho, pesado, e
o resultado, nem sempre agradava. Hoje, o mercado de texturas tomou o
lugar de revestimentos antigos, oferecendo cada vez mais opções diferen-
tes de desenhos, cores e facilidade de aplicação.Comas novas tecnologias
das texturas, o consumidor pode, além de embelezar, proteger e esconder
imperfeições de paredes internas e externas. Sem contar que sempre
foi uma boa opção de decoração, pois é uma alternativa que depende
de pouca criatividade e baixo custo para renovar e dar mais vida ao lar.
De acordo com Marcos Pelegrini, químico imobiliário da Brasilux, a pre-
sença das texturas hoje, tanto em ambientes internos como externos, é
fundamental para a decoração de ambientes com um ótimo custo be-
nefício, pois elas valorizam o projeto arquitetônico e a decoração. “Com
as texturas você consegue renovar e criar ambientes mais acolhedores,
dando personalidade ao imóvel. Quando aliada a efeitos criativos, o re-
sultado é ainda melhor.
As texturas exprimem a personalidade de uma pessoa, ao mesmo tempo
emque transmitemamensagem ideal de umambiente de forma barata.”
Segundo Benito Berretta, diretor de marketing da Coral, as texturas são
excelentes opções de decoração para inovar as paredes de um ambiente,
pois com elas é possível conseguir resultados diversificados em um curto
período:“Alémdas opções de texturas oferecidas pela indústria de tinta, é
Textura traz proteção e praticidade aos ambientes
Diversidade de opções ajuda consumidores a escolherem a textura adequada
Por Nany Cardoso
possível encontrar diferentes ferramentas com diversas opções para apli-
car a textura na parede.As texturas criam nas paredes um efeito decorati-
vo sofisticado e moderno, dispensando o uso de massa fina e propiciando
diversos tipos de efeito que embelezam ainda mais a superfície.”
Para Luiz Piva, gerente de produtos da Suvinil, as texturas têm sido muito
bem aceitas e incorporadas na decoração de ambientes pelos consumi-
dores no Brasil: “Elas podem ser aplicadas em diversos espaços, desde
cozinhas a quartos, e são capazes de garantir modernidade e sofisticação
aos espaços. Temos observado ao longo dos anos que os consumidores
passaram a considerar as paredes como ‘objetos de decoração’, e per-
ceberam que mudando a cor ou aplicando uma textura é possível um
ambiente renovado e cheio de personalidade de maneira rápida e sim-
ples. Mesmo em locais pequenos, as texturas podem proporcionar um
ambiente agradável e elegante.”
Na opinião de Angela Chapper, gerente de marketing da Futura Tintas,
pintar paredes é, essencialmente, provocar sensações múltiplas e dar vida
ao ambiente, sendo assim,“as texturas são especialmente eficazes quan-
do o assunto é decoração. Elas dão total liberdade para criar efeitos artís-
ticos nas paredes e permitem uma mudança completa em um ambiente,
tornando-o ainda mais aconchegante e agradável. É por isso que elas são
cada vez mais utilizadas na decoração. As texturas permitem ao decora-
dor, especificador ou construtor inúmeras possibilidades de deixar as su-