Page 41 - 131

Basic HTML Version

41
do mercado tem que ser levado em conside-
ração. No caso das massas plásticas temos
como avanço os produtos de baixa densida-
de que contêm microesferas de vidro. Já a
massa poliéster, além de possuir a tecnologia
de microesfera, tem como nova tecnologia a
secagem por radiação UV e rápido processo
de secagem. Com essas novas tecnologias e
profissionais treinados, o ganho no processo
de repintura será inevitável, principalmente
em termos de consumo dematerial e insumos,
facilidade de manuseio e lixamento, tempo de
processo e qualidade final”, destacaVarjão.
O diretor superintendente da Weg Tintas, Rei-
naldo Richter, aponta que, hoje, as montado-
ras estão preocupadas com a segurança. Pen-
sando nisso passaram a desenvolver veículos
que absorvem mais impacto, evitando maior
dano ao condutor. “Algumas montadoras, por
exemplo, adotaram algumas regras, tais como
utilização de chapas mais finas, banho de
alumínio, banho de galvanizado e mais peças
plásticas. Portanto, no segmento de reparação,
os veículos passaram a trocar mais peças do
que reparar.”
De acordo com Filipe Colombo, diretor de
marketing e inovação da Anjo, o segmento
de massas em geral vem crescendo constan-
temente numa taxa similar ao crescimento
do PIB, uma vez que estes produtos fazem,
na maioria dos reparos, parte do sistema de
repintura de veículos, pois o número de veí-
culos nas estradas também vem crescendo a
cada ano. “A frota brasileira de veículos tem
aumentado ano a ano e a entrada de veículos
importados trouxe a otimização dos nossos
produtos, pois estes veículos apresentam par-
tes em alumínio ou galvanizada, que são de
certa formamais difíceis de obter uma aderên-
cia perfeita do sistema de pintura”, evidencia.
Richter ressalta ainda que, hoje, há vários tipos
de massas no mercado, com diferentes políti-
cas de preço para atender os clientes A, B e
C:“Sabemos que atualmente a frota brasileira
de veículos é composta por carros com mais
de cinco anos de idade.Nesses casos, a grande
maioria das peças é recuperada em caso de
colisão e, nesse processo, o volume de massa
utilizado é muito grande. Com isso em mente,
é seguro afirmar que o mercado tende a cres-
cer até a renovação da frota.”
Para Vailton Mendes, gerente industrial da
Skylack, com o intuito de atender o exigente
mercado de repintura automotiva, houve a
necessidade do desenvolvimento de um pro-
duto que alinhasse aumento de qualidade e,
principalmente, maior eficiência: “Com isso
surgiu a linha de massa de maior eficiência
de acabamento, entre elas, a massa poliés-
ter. Este segmento tem um grande mercado,
continua em alta, devido a tendência e exi-
gência de um melhor acabamento. Como es-
tes produtos agregam uma maior tecnologia,
os mesmos contribuíram exponencialmente
para a redução do tempo de processo, pois
possuem uma secagem mais rápida e um
excelente lixamento; atendendo assim a
exigência do mercado moderno, que tornou
o processo mais rápido e mais eficiente.”
Mendes aponta ainda que esse é um mer-
cado muito disputado, pois existem vários
fabricantes destes produtos: “A massa é o
produto por onde se inicia todo processo,
sendo assim, empresas que contemplam
em sua linha uma boa massa já saem na
frente das demais.”
Para Elaine Janeri, gerente de produto da linha
convencional, da PPG, alguns fatores relacio-
nados com troca de tecnologia de nitrocelulo-
se para poliéster, facilidade de utilização, van-
tagens em termos de recuperação das peças
e todos estes avanços, aliados ao aumento de
consumo de carros, contribuem para o cres-
cimento deste mercado: “As características
técnicas devem ser respeitadas para que os
aplicadores tenham facilidade no processo de
pintura como um todo”, afirma ela.
ANJO
AAnjo destaca para o segmento automotivo os seguintes itens:
Cola Plástica Universal Super Light 
Indicada para nivelar ou corrigir imperfeições em repinturas automoti-
vas. Pode ser utilizada para acabamento emmadeira (uso interno), mármore e granito. É um produto leve, fácil de lixar e flexível.
Massa Poliéster Enchimento 
Tem como vantagem o seu lixamento e enchimento, principalmente quando se utiliza uma grande quantidade de produto. Utilizada na repintura automo-
tiva para correções de imperfeições de superfícies ferrosas, galvanizadas, zincadas, fibra e alumínio, com lixamento da peça.
Massa Poliéster Acabamento 
Tem seu diferencial na aplicação e no acabamento final, dando um aspecto mais refinado à peça. Utilizada na repintura automotiva para correções de
imperfeições de superfícies ferrosas, galvanizadas, zincadas e alumínio, com prévio lixamento da peça. Pode ser utilizada também em peças de fibra.
LINHA DE PRODUTOS