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hoje 175 profissionais
e até 2016 passarão a
contar com 280 no to-
tal, com a expectativa
de ampliação da ca-
pacidade de inovação,
tornando a subsidiária
brasileira um impor-
tante provedor de novas tecnologias para o grupo 3Mglobalmente, assim
como para o mercado local, ampliando seu portfólio de produtos com
diferenciação tecnológica.
 “Atualmente, 32% do faturamento da 3M no Brasil é proveniente de
produtos lançados nos últimos cinco anos. Para 2017, este número deve
saltar para 40% e a ampliação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimen-
to certamente nos auxiliará a alcançar esta meta”, afirma o executivo.
De acordo com o diretor, com DNA voltado para pesquisa e inovação,
a 3M investe fortemente nesta área. “Somente nos últimos cinco anos,
a companhia incrementou o segmento com cerca de US$ 7,3 bilhões,
globalmente. Hoje, são mais de 8.200 pesquisadores em todo o mundo
(entre cientistas, engenheiros e técnicos) voltados a este trabalho.”
A empresa conta com 35 unidades de Centro Técnico para Clientes glo-
balmente, sendo que o centro do Brasil, inaugurado em 2005, foi o pri-
meiro daAmérica Latina. Já o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento
local foi inaugurado em 2008 e faz parte de um conjunto de 85 laborató-
rios da organização espalhados pelo mundo.
3M amplia Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil
A expansão, que tem relevância global para a empresa, reforça expertise da 3M na área de inovação
A 3M do Brasil acaba de anunciar a ampliação do seu Centro Técnico
para Clientes e Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, localizados
na planta de Sumaré (SP). A inauguração dos espaços adicionais será
marcada por um evento voltado aos clientes da companhia no Brasil, na
sede da empresa, no interior de São Paulo.
“Essa expansão da nossa estrutura local permitirá à 3M reforçar o já re-
conhecido trabalho de inovação e tecnologia desenvolvido pela empresa.
Além da ampliação da estrutura física, adquirimos equipamentos de últi-
ma geração, e estamos ampliando nosso quadro de cientistas, engenhei-
ros e técnicos focados na busca de novas tecnologias e da inovação em
um patamar mais avançado”, declara Chris Olson, diretor de PED, da 3M
do Brasil.
Foram investidos na expansão US$ 13 milhões. As instalações passam
dos atuais 5,6 mil m² para 10 mil m², o que permitirá à companhia a am-
pliação da expertise em PED com a devida adequação da infraestrutura
às necessidades e demandas atuais e futuras domercado. O CentroTécni-
co para Clientes passa dos atuais 17 laboratórios de serviço técnico para
21, e o Laboratório de
PED ganha três novas
áreas, a de pesquisa
corporativa, a de tec-
nologia de polímeros
e a da prototipagem
em 3D. No total, es-
tas estruturas reúnem
Tintas Iquine lança estratégia para inserir
pintores no mundo digital
Finalidade da ação é aproximar os profissionais ao mundo da informação digital
ATintas Iquine quer aproximar os profissionais de pintura ao mundo da informação digital, para que a internet passe
a fazer parte do dia a dia e eles possam acompanhar as novidades do mercado, as tendências do setor, assim como
utilizar as ferramentas disponíveis como um canal de comunicação com seus clientes e fornecedores. “Para a Iquine,
inserir os pintores no mundo digital é essencial, pois a web é uma excelente ferramenta que pode auxiliá-los profis-
sionalmente”, afirmaAlan Souza, diretor de marketing e vendas da Iquine.
A cartilha Pintor Digital traz dicas de como criar e-mails, perfis nas redes sociais Facebook e Twitter, além de ensinar
como navegar em sites e fazer pesquisas através do Google. A Tintas Iquine disponibiliza um espaço no SAC para
que os integrantes do Iclub possam tirar qualquer tipo de dúvidas relacionadas às técnicas de pintura e aos produtos
da empresa. Qualquer pintor pode tornar-se membro do Iclub, programa de relacionamento da Tintas Iquine, e ter acesso à cartilha, basta entrar no site da
Iquine e se cadastrar. Para os pintores que já se cadastraram no programa de relacionamento da Iquine a cartilha já foi enviada por e-mail.