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EMBALAGENS PLÁSTICAS
A lata domina o mercado de embalagens para tintas, mas o plástico é
uma alternativa de competitividade. Porém, se comparado como era no
passado, é visível a entrada do plástico no cenário das embalagens
de tintas, principalmente, na Região Nordeste. “A cultura do Nordeste
brasileiro valoriza as embalagens plásticas, mas em outras regiões,
como na Sudeste, estamos verificando uma preferência pelas emba-
lagens metálicas, principalmente no Estado de São Paulo”, conta Ce-
cilia Conte, do Groupack.
Segundo Paulo Bernardes, gerente regional de vendas da Fibrasa, o plásti-
co continua evoluindo, como já era esperado, embora em um ritmo regu-
lar. “O fato é que os fabricantes de tintas estão percebendo que ter mais
de uma opção de embalagem, além da lata, é altamente competitivo
para os negócios. Mais opções de embalagens significa menos depen-
Balde cheio de boas notícias
O segmento plástico ganha destaque no mercado e recebe
financiamentos para fomentar o crescimento do setor
dência de um segmento e, consequentemente, mais liberdade de escolha
e ‘saving’ para o negócio”. Bernardes também ressalta as qualidades das
embalagens plásticas: “Elas têm características favoráveis que as tornam
diferenciadas e com vantagens próprias. São ‘telescopáveis’, o que possi-
bilita transportar grande quantidade por viagem, resultando em econo-
mia de frete; elas têm tampa abre-fácil e alças em todas as embalagens,
resultando em facilidade de manuseio pelo consumidor final, que não
precisa usar ferramentas para abrir a lata e muito menos adaptar alças
naquelas ultrapassadas latas quadradas.”
Técnicas de impressão
Atualmente são duas as mais modernas técnicas de impressão utilizadas
nas embalagens de tintas: In Mold Label e Heat Transfer. Na primeira, o