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Editorial
Hora de reciclar
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O balanço de 2013 para o setor de tintas, de forma geral, não foi exatamente o que se esperava em
termos de volume e faturamento. Apesar das boas previsões do início do ano, o crescimento alcan-
çou pouco mais que 1%, acompanhando o PIB e ficando estável.
Para este ano, o cenário esperado é um pouco melhor e, é claro, um ano de Copa do Mundo no Brasil
deve melhorar consideravelmente o consumo das tintas, a exemplo de outros produtos que giram
a economia nacional, Portanto, um ano para se trabalhar firme e aproveitar as oportunidades para
crescer.
E, falando em crescer, é nesses momentos de alta competitividade e disputa por uma fatia maior de
mercado que devemos nos empenhar emmelhorar o negócio, tornando tambémmais competitivo e
mais rentável. Afinal, tem mais espaço quem mais se dedica em ter variedade de produtos, preço e,
talvez o mais importante, um atendimento diferenciado.
Quando se fala em atendimento diferenciado, não significa que o balconista ou o gerente devem ser
simplesmente educados com o cliente, mas também profissionais que entendam do assunto “tintas,
complementos e acessórios”, para que possam atuar como “consultores”. Ou seja, os colaboradores
da loja devem saber para que servem os diversos produtos, para quais necessidades eles devem
indicados e suas formas de aplicação.
Um cliente satisfeito é aquele que, além de ser bem atendido, sai da loja confiante de que foi bem
orientado para resolver o seu problema. E a marca da confiança é a chave para o sucesso de uma pos-
sível volta e, também, da chamada propaganda “boca a boca”, importantíssima como instrumento
de fidelização.
A falta de preparo de um funcionário pode afastar a clientela rapidamente, por isso, além de bem
treinado, ele deve trabalhar satisfeito, porque, do contrário, seu desempenho será pífio, justamente
pela falta de motivação.
Aproveite que o ano está só começando e pense seriamente se não está na hora de promover uma
reciclagem no seu pessoal. Afinal, os benefícios virão para todos: lojistas, funcionários e clientes.
Um ótimo 2014!
Marcos Mila
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Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIAS E REPINTURA AUTOMOTIVA - Ano 17 N.º 137 - Jan/Fev 2014
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