Revista Lojas de Tintas - Edição 139 - page 47

Traçodoartista
Os desenhos de Senna retratam com fidelidade expressões hu-
manos, como abraço e feições pensativas. E para o desenho
transmitir emoção ele precisa criar identificação com a realidade
do cotidiano. Para isso Senna estudou bastante, mas não neces-
sariamente dentro da sala de aula. “Pesquisei bastante o coti-
diano, tanto em fotos quanto em livros. Fotografei na rua estes
momentos. Todo mundo passa momento da vida em que fica
sentado olhando para o nada, pensando na vida. Assim como os
pequenosmimos de casais, mesmo o caramais bruto, em alguns
momentos, temmomentos de aconchegos. Acredito que amági-
ca do desenho só acontece quando você identifica com aquilo.”
Na maioria dos desenhos do Senna há um passarinho ao fundo,
quase semdestaquena cena,mas já viroumarca registradadoar-
tista. “Comecei adesenhá-lo sempretensão, uma vez ououtra. O
passarinhoéumaespéciedogrilo falantedoPinóquio, a consciên-
ciadopersonagemquecontaaverdadedodesenho.”
O sonhoque toma forma
Senna formou-seem comunicação social e trabalhoudurante10
anos em agência de conteúdo digital, tratamento de imagens.
Sempre desenhava, mas não a ponto de ganhar dinheiro, po-
rém nunca abandonou a paixão cultivada quando criança. Sem
pretensão, criou um blog com seus desenhos, alimentava o
site com frequência; sempre preferiu trabalhar com o preto e
branco, mas no portal publicava muitas obras coloridas. “Usa-
va bastante cor no meu trabalho, influenciado pelo grafite de
origem, aqueles usados em Nova York, bem coloridos. Só que
eu nunca desenhei commuita cor, omeu traço original é preto
e branco. Eu usava cor porque o grafite atual pede. Eu achava
que tinha que ser assim pela natureza da coisa”, argumenta o
artista. Ele nunca teve uma relação forte com a cor, e um dos
motivos é ser daltônico. No trabalho em agências decorava os
números das cores, pois não diferencia os tons. Roxo e azul
para ele é a mesma coisa. “Quando eu assumi essa minha di-
ficuldade comecei a fazer os desenhos em preto e branco, o
que eu gosto de fazer sempre fiz, então ganhei uma diferencial
no grafite, já que são poucos os artistas que trabalham assim.”
Com a ajuda do blog e da enorme visualização que a internet
causa, aos poucos Senna fazia alguns trabalhos comerciais, nem
todos remunerados. Ilustraçõesparaagênciase revistas, telas,pe-
quenas exposições comoutros artistas. Em2010ovolumedepe-
didoscomeçouacrescerapontodeeleganharmaisdinheirocom
odesenhodoque como trabalhoatual. Ogrande saltodoartista
começouapósdesenharavitrinedagrifeHermès;depois recebeu
convitesdeváriasoutrasmarcas voltadas aomercadode luxo.
1...,37,38,39,40,41,42,43,44,45,46 48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook