Revista Lojas de Tintas - Edição 145 - page 8

GESTÃO
Lojas de Tintas
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Nas lojas detintas de todooBrasil, é comum ver a família trabalhando junta. Pai e fundador
noescritório, filhoseesposaajudandonocaixaeadministração. Sóqueestauniãodaprimei-
ra geraçãonão costumaperdurar nas demais. “Nãopodemos culpar a economia, omercado
pelo fechamentoda empresa: aconteceu com a famíliaMatarazzo,Mesbla eMappin”, conta
DomingosRicca, diretordaRicca&Associados.
GLÓRIA E FRACASSO CAMINHAM JUNTOS
PesquisapublicadapelaentidadeSmall BusinessAdministration (AdministraçãodePequenos
Negócios), divulgouquemaisde30%dasempresasquefiguramna listadas500maioresem-
presasdosEstadosUnidosem faturamento são familiares. Emcontrapartida, um levantamen-
todoServiçoBrasileirodeApoioàsMicroePequenasEmpresas (SEBRAE) revelouque,de100
empresas familiares, apenas30% chegamà segundageraçãoe, dessas, apenas5% sobrevive-
rãoà terceirageração. É indiscutível queexisteumgrande ruídoda1ªparaa3ªgeração.
FAMÍLIA E PROBLEMAS CRESCEM JUNTOS
Segundo o especialista, as dificuldades mais devastadoras acontecem na segunda geração,
masnãodentrodaempresa, e simquandoosfilhos retornamparaacasa. “Ogrande impasse
dasegundageraçãoéo travesseiro,ocônjuge. Imagineaseguintesituação:odonodaempre-
sa tem dois filhos e decide escolher seu sucessor. Ao revelar a decisão do pai para omarido
ouàesposa, dofilho (a) quenão foi escolhido, o cônjugedificilmentevai entender eaceitar a
escolha,muitasvezes, oparceironão fazparteefetivadaempresaenem sabedoandamento
da instituição,mesmoassim, critica tantoadecisãoquedeixaomaridoouesposaemdúvida
da escolha dopai e a empresa começa adegringolar”. Ricca trabalha com empresa famíliar
desde os anos 90 e viu amesma cena repetir-se inúmeras vezes e os anos de experiências
revelaramqueumadas formasdeamenizarestetipodeatritoécom transparência“Todosos
processos realizados naempresadevem ser claros para todos osmembros da família. Assim,
ninguémsesenteprejudicado, lesado,estásaindoperdendoouqueumfilho temmaisprivilé-
gios.Nãovai acabar com todasasdiscussões,masdiminui odesgaste familiar”.
OQUEO COMPUTADORNÃO FAZ
Ricca lembra-sedo casoemqueofilhododonodaempresa verificounaplanilhaum cliente
queestavaemdébitoequestionouomotivodopai continuarvendendoparaele, então, o se-
nhor respondeu:“Ternegócionãoé simplesmenteaanálise friado computador. Aprendaque
os negócios não se baseiam somente em planilhas, é preciso conversa olho no olho e sentir
a verdade da pessoa, comoumdia fizeram comigo. Bancode escola não ensina este conhe-
cimento. Já que você gosta de planilhas de computador, olhe há quanto tempo ele é nosso
NEGÓCIODE RISCO
ASCOMPANHIAS FAMILIARESDOMINAMOMERCADO
BRASILEIRO, MASAGRANDEMAIORIA FECHAAS PORTAS
ANTESDA TERCEIRAGERAÇÃO. ODADO EXISTE, MASNÃO
PRECISAACONTECER EM SUA EMPRESA
cliente, há 32 anos. Depois de uma
parceria, vou abandoná-lo bem no
momentodedificuldade?”
Levando em consideração os dados
de falênciadescritosno iníciodo tex-
to, o especialista cita que uma das
formas de amenizá-los é preparar o
sucessor. “Escolher o sucessor não
vai tirar odonoda empresa e deixar
ofilho tomando contadonegócio. É,
aospoucos,ensinaraosfilhoscomoa
empresa funciona hoje e planejar o
futuro do empreendimento quando
o fundador não estiver no coman-
do”.Outradicadoespecialistaé criar
um acordo de sócios ou código de
conduta. “Não importa o tamanho
da empresa, se tem 10 funcionários
ou 10mil. Crieum códigode condu-
ta, assim, as decisões da empresa
serãobaseadas em cimado códigoe
anulaquestões pessoais, como favo-
ritismo, e coloca a empresa em pri-
meiro lugar”.
DomingosRicca,
diretordaRicca&Associados.
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