Revista Lojas de Tintas - Edição 148 - page 41

Lojas de Tintas
41
Cartãode visitas
Antes edepois:
fachadade
restaurante, um
dosprojetosde
Luís Fábiode
RezendeAraújo
Fotos:DanielMansur
A fachadadáas boas-vindas aos visitantes. Por issomesmoprecisa ser convidativaedes-
pertar odesejonas pessoas de conheceremo interior doestabelecimento comercial. Por
meioda fachada, o cliente consegueainda ter umaboa ideiade como funcionaaempre-
sa. Portanto, é imprescindível cuidado com esse elemento. Além de bonito, ele precisa
transmitir a identidadedaorganização.
O projeto de uma fachada precisa ser elaborado commuita cautela. A arquitetura preci-
sa ser limpa, mas não pode deixar de ser atraente para o público externo. Deve-se estar
atento, principalmente, à sua proporção. Dessa forma, consegue-se um resultadomais
harmônico e esteticamente agradável. Outro ponto de extrema importância é a localiza-
çãodamarca.Oentorno, a iluminaçãoeavisibilidadeda sededaempresa, dentreoutros
fatores, determinarãoquais elementosdevem ser valorizadosna fachada.
Quantoà iluminação, é imprescindível aplicarumefeito cenográficonas fachadas. Elapode
serdramática–semexageros,éclaro–evalorizar todooconjunto. Jáparaacornãoháuma
regra. Aescolhadeve ser pautadapeloestudodamarca.Mas é importante ressaltar queo
tomnãopode ser cansativoeé ideal que sejade fácilmanutenção.Acorescolhidadeve ter
boadurabilidadee resistiràs intempéries. Tintas impermeáveis sãomais indicadas.
Alémda fachada, as vitrines também são itens importantespara captar aatençãodepos-
síveis clientes. Ela deve ser odestaquedoprojeto e estar dispostade formaqueomaior
númerodepessoas possa admirá-la. A vitrinedeve funcionar comoum convitepara que
aspessoasentremnoestabelecimentoparaconhecero restantedosprodutos. A ilumina-
çãodas vitrines tambémdeve receber atençãoespecial paraummelhor resultado.
A fachadaeavitrineda loja serãoatraentesparao cliente seoprojeto for aoencontroda
identidade damarca. Ambas devem transmitir a essência da empresa e, acima de tudo,
precisam ser agradáveise criativas. Seo cliente for atraídopor essesdoiselementos, com
certeza, terá vontadedeentrar na lojapara conferir osprodutos e serviços.
Luís FábiodeRezendeAraújoé
formadoemArquiteturaeUrbanis-
monaUniversidadeFumec, emBelo
Horizonte,MinasGerais. Desenvol-
veprojetos residenciais, empresa-
riais e comerciais, tantonaáreada
arquitetura comonadecoração.
ARTIGO
1...,31,32,33,34,35,36,37,38,39,40 42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,...52
Powered by FlippingBook