Revista Lojas de Tintas - Edição 165 - page 3

Editorial
A liçãodacriseparaovarejo
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Recentemente, li em um artigo de Anderson Ozawa (professor convidado da FIA - Fundação Instituto de
Administração e professor universitário da Uniban), que afirmava que, historicamente nos negócios, as crises
têm o papel de separar o joio do trigo. Infelizmente, como em todas as guerras, existemmortos e feridos. No
Brasil, a crise política com efeitos na economia afetou diversos setores.O varejo sofreu os impactos e reflexos
e temmuito a aprender com isso.
Umponto importantea serobservado - equemuitosnãoqueremenxergar,segundoOzawa -,éque,finalmente,
“fazer certo” passa a ser uma prioridade - o que não passa de uma obrigação e, isso é falar do básico:
planejamento, gestão, eficiência e eficácia.
Dessa forma, émuito importanteque as empresas sepreparem, para fortalecer o setor, gerarmais empregos e
maximizar os lucros. Ozawa destacou alguns pontos importantes que vão auxiliar os varejistas nessamissão,
entre eles sair da zona de conforto. Como todos dizem, o varejo é dinâmico. Se for dinâmico, porque todos
forampegos na zonade confortodas vendas emalta?Comoem todos os outros setores, éprecisoestar atento
aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções e expectativas de longo prazo. É nomomento do
“conforto”que as atenções devem ser redobradas.
Outroponto importanteestáemdesenvolver, capacitar e valorizar as pessoas dentrodonegócio. Éomomento
deo varejodeixar de ser umaopçãode trabalho, para ser umadefiniçãode carreira.Dadaa complexidadedas
operações - compras, logística, vendas, perdas etc. - para alcançar os resultados necessários, o varejo precisa
de pessoas envolvidas, remuneradas pelos resultados, em constante capacitação e apaixonadas pelonegócio.
O professor destaca ainda que, ter um negócio implica em estabelecer ferramentas de gestão para controlar a
execução das operações, e assim, obter omáximo de eficiência. O quemuitos varejos ainda não percebem é
que adotar ummodelode gestãonos negócios é umdos elementos primordiais para umnegócio sustentável.
Alémdisso, terumfluxodecaixasegurominimizamomentosde incertezadasempresasegaranteummomento
de serenidade para posicionar ou reposicionar-se. Ganhos imediatos não garantem sustentabilidade. Ter um
fluxode caixa saudável é umdos aprendizadosmais importantes de 2015.
No momento em que as vendas caem, também, percebe-se que não se conhece os clientes. Existe uma
quantidade enormede informações quepodem ser utilizadas para conhecermelhor o cliente.Assim, épossível
desenvolver produtosmelhores, ambientes de loja,marketingmais assertivo, atendimentopersonalizado, para
que enfim, os clientes compreendamque a experiência de compra no seu varejo é única e deve ser repetida.
É preciso estar atento e antecipar-se às soluções!
Boa leitura!
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