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dutividade; precisão de cor; retoques perfeitos,
mesmo em cores críticas; processos rápidos
e seguros dentro da cabine (exemplo: remo-
ção segura de eventuais sujeiras que caem
na peça durante o processo); largo prazo de
validade; não necessidade de máquina agita-
dora; embalagens menores; compatibilidade
com outros produtos da linha, o que signifca
que o profssional não precisa trocar outros
produtos.”
Cássia, da Sherwin-Williams, garante que
o sistema AWX é compatível com o sistema
Lazzudur alto sólidos em termos de aplicação
e performance. “Para as ofcinas que já traba-
lham com o nosso sistema base solvente alto
sólidos, as mudanças são muito pequenas e
não há necessidades de grandes investimen-
tos para a implantação desta nova tecnologia.
As principais características da linhaAWX são:
facilidade na aplicação, excelente reprodução
de cor, excelente cobertura, secagem rápida, e
ainda atende as exigências da legislação so-
bre VOC da Europa e Estados Unidos.”
O diretor comercial da Starquímica enfatiza
que a linha Acquastar é uma tecnologia ino-
vadora totalmente desenvolvida no centro de
pesquisa e tecnologia da Starquímica. “Nes-
te centro apresentamos ao mercado todo
conjunto (primer, tinta e verniz) utilizado em
repintura à base d’agua e com uma caracte-
rística especial que é a diluição destes pro-
dutos, que têm índices muito superiores ao
que são oferecidos hoje no mercado. Com a
linha Acquastar, todas as fases de repintura
serão realizadas com produtos diluídos em
água, auxiliando na redução da emissão de
VOC, reduzindo os impactos com o ambien-
te, promovendo benefícios aos profssionais
que manipulam os produtos e à sociedade de
um modo geral. Quanto as desvantagens, até
o momento não conseguimos identifcar, já
que nosso processo é semelhante ao processo
base solvente.”
Para Cansian, da Briltintas, é difícil listar quais
são as vantagens e desvantagens do sistema
à base d’água. “Cada empresa conhece seu
produto e o que é preciso para o cliente utilizá-
lo. A Brilcar - Tintas Automotivas tem a linha
base água denominada H2briO, e também
diversos desenvolvimentos de produtos para
repintura automotiva. O primeiro produto
já desenvolvido é o Eco-Primer, sendo que o
único investimento para a ofcina utilizá-lo é
ter duas pistolas de aplicação, uma para base
solvente e outra para base d’água.”
Pargas, da DuPont, informa que além das ób-
vias vantagens das tintas base água relaciona-
das diretamente à emissão de compostos or-
gânicos voláteis, obtendo como consequência
uma agressão ao ambiente até 90% menor
comparadas com as linhas base solvente, exis-
tem as vantagens de desempenho. “No nosso
caso especifcamente, há uma diminuição real
no consumo de produtos na ordem de 30%,
uma diminuição real no tempo de processo
de até 20%, além de uma vantagem na ela-
boração de cores mais limpas e no aspecto
fnal premium (após verniz HS claro). Já as
desvantagens de qualidade do produto re-
almente não existem. O que muda é apenas
o perfl de trabalho e os cuidados com os
sistemas que devem obedecer com muito
critério os passos adequados para o uso e
descarte, pois ao contrário do que  as pes-
soas pensam, por ser solúvel em água este
material deve ser devidamente armazena-
do, e os poucos descartes gerados devem
ser devidamente separados e enviados às
empresas especializadas.”
Carlos Thurler, diretor de marketing repintura
automotiva paraAmérica Latina da PPG
Cássia Galvão, gerente de marketing
da Sherwin-Williams
“Para as ofcinas que já traba-
lham com o nosso sistema base
solvente alto sólidos, as mu-
danças são muito pequenas e
não há necessidades de grandes
investimentos para a implanta-
ção desta nova tecnologia” .
JaimeVieiro, diretor co-
mercial da Starquímica