Page 3 - 98

This is a SEO version of 98. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
EDITORIAL
Os economistas que me perdoem, mas apesar de a crise ainda estar em nossa sala de estar, nos mostrando diari-
amente que ainda temos pendências econômicas para resolver e com que nos preocupar, é impossível não nos sen-
tirmos aliviados com as boas novas que surgiram nesse fnal de primeiro trimestre.
Mostrando fnalmente que corre sangue nas veias dos políticos, o governo brasileiro anunciou duas importantes
medidas para o setor de construção civil, que prometem minimizar as consequências da afamada crise econômica
mundial e diminuir as perdas dos fabricantes e revendas brasileiras. São elas a redução de IPI e o Programa Minha
Casa Minha Vida, anunciadas em março deste ano.
Logicamente que essas ações ainda requerem algumas alterações, mas as entidades ligadas ao setor de construção
e de tintas, como as mães que reconhecem seus direitos, já se encontram de chinelo na mão, preparadas para brigar
por seus flhos queridos.
Mas o principal disso tudo, com certeza, é vermos pela primeira vez uma chance de mudança de hábito do consu-
midor. Ao contrário do que ocorre no setor automotivo, onde a paixão brasileira de zelar por seus carros mantém
aquecido o setor de polimento, a recuperação periódica das casas, por meio de reformas e repinturas, ainda era algo
restrito aos cidadãos de alta e média renda. Hoje, como nosso entrevistado Sérgio Nardi aponta, já começamos a
perceber um movimento mais intenso das classes C e D, que, com a redução de IPI, ganharão novo fôlego.
Além disso, o consumidor brasileiro, mundialmente reconhecido como o povo mais preocupado com o aquecimento
global, traduz esse interesse para seu hábito de compras, optando cada vez mais por produtos e empresas ecologica-
mente responsáveis, provocando o aquecimento de demanda dessas substâncias. Podemos exemplifcar isso tomando
como base os setores de impermeabilização, de resinas acrílicas e polimento, que focam cada vez mais seus desenvol-
vimentos em produtos à base de água, que, além de não agredirem o ambiente, não prejudicam a saúde do usuário.
Entre fabricantes e consumidores, as revendas tornam-se nesse cenário o centro de informação fundamental para a
manutenção desse novo perfl do consumo brasileiro; uma alta responsabilidade, que já se tornou o foco dos fabri-
cantes, que mesmo diante da crise não deixaram de lado seus trabalhos de apoio ao ponto de venda, transformando
os lojistas e ofcinas através de materiais de divulgação, ações pontuais e treinamentos intensos.
Em minha visão amadora, trata-se de uma oportunidade imperdível dentro do cenário econômico, onde, apesar de
ainda tentarmos afugentar o tenebroso fantasma da crise, já começamos a superar a escuridão densa para visualizar,
fnalmente, a luz no fm do túnel. Uma luz que promete ter nuanças jamais experimentadas pelo nosso mercado.
Vamos aguardar!
Boa leitura e bons negócios!
Maristela Rizzo
Promessas de dias melhores
SHOW DO PINTOR E PINTURAS é
uma publicação da A & A EDITORA
E COMÉRCIO LTDA, com circulação
nacional, dirigida a home centers,
revendas de tintas, impermeabilizantes,
revestimentos, arquitetos, decoradores,
construtoras, empresas de pintura e im-
permeabilização, pintores amadores e
profssionais nas áreas de construção,
acabamento e reforma, concessionárias
de veículos e ofcinas de reparação
e pintura, órgãos governamentais e
entidades de classe. Os artigos as-
sinados são de inteira responsabilidade
de seus autores.
Filiada a
Praça Vidal Antonio de Castro, 34
Alto da Lapa 05076-030,
São Paulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979
Fax (5511) 3834-1399
avilaagnelo@avilaagnelo.com.br
CAPA: Yuri Zoubaref
Diretores
Agnelo de Barros Neto
agnelo@avilaagnelo.com.br
Sérgio Ávila
sergio@avilaagnelo.com.br
Editores Responsáveis
Miriam Mazzi (MTb 20.465)
miriam@avilaagnelo.com.br
Redação
Lucélia Monfardini
lucelia@avilaagnelo.com.br
Maristela Rizzo
maristela@avilaagnelo.com.br
REVISÃO
Marcello Bottini
EDIÇÃO DE ARTE E
DIAGRAMAÇÃO
Geraldo de Oliveira
EDITOR DE FOTOGRAFIA
Yuri Zoubaref
yuri@avilaagnelo.com.br
GERENTE DE TI
Carlos Eduardo Manrubio Cabral
eduardo@avilaagnelo.com.br
GERENTE COMERCIAL
Sérgio Suassuna
sergio.suassuna@avilaagnelo.com.br e
sergio@showdepinturas.com.br
PUBLICIDADE
Luciana Melim
lucianamelim@avilaagnelo.com.br
PUBLICIDADE
Rosana Lima
rosana@avilaagnelo.com.br
Patrícia Géa
patricia@avilaagnelo.com.br
ASSINATURAS
Fernando Clarindo
fclarindo@avilaagnelo.com.br
CtP
Forma Certa
Impressão:
Art Graphic
Revista SHOW DO PINTOR & PINTURA - Ano 12, N.º 98 - Mar/Abr 2009
Assessoria Jurídica
Dra. Eliana Calixto dos Santos
E-mail: eliana.calixto2@gmail.com