Page 36 - 98

This is a SEO version of 98. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
36
POLIDORES - MERCADO AUTOMOTIVO
Com aparência de espelho
Em pleno crescimento, o mercado de polidores é recheado de produtos de alta efciência. Para 2009, a gran-
de tendência fca por conta dos polidores à base d’água, que possuem um importante apelo ecológico.
Lucélia Monfardini
O mercado de polidores caminha no mesmo ritmo de cresci-
mento da indústria automotiva. Com os mercados europeu e
americano estagnados, as atenções voltam-se completamente
para os países emergentes, como Brasil, Rússia, China e Índia.
Dessa forma, o segmento de polidores ainda tem um potencial
gigantesco a ser desenvolvido.
No Brasil, esse mercado está em plena ascensão, sempre com
novidades e desenvolvimentos de pesquisas em matérias-pri-
mas e tecnologias avançadas para oferecer aos profssionais
facilidades e maior qualidade, agregando valor e diferenciais ao
trabalho. Inclusive, um dos mais importantes fatores desse cres-
cimento fca por conta de uma troca de conceito e consequente
migração do material à base de óleo para base água na área de
repintura em ofcinas.
Apesar da crise econômica, que interferiu nas vendas dos veícu-
los novos desde o último trimestre de 2008, com a redução do
IPI o consumo voltou a aumentar na área de veículos zero km.
Também houve aumento na venda dos produtos nacionais em
detrimento dos importados, por conta da alta do dólar.Além dis-
so, as empresas fzeram um movimento de redução dos custos,
já que hoje em dia os produtos nacionais oferecem a mesma
qualidade dos importados.
Os consumidores fnais também são responsáveis pelo cresci-
mento do setor, pois atualmente está em alta o proprietário do
veículo cuidar pessoalmente do seu bem, devido à paixão assu-
mida dos brasileiros por carros. Com isso aumenta ainda mais as
vendas de produtos de polimento.
Por ser um setor que atinge desde o profssional de polimento
até o proprietário do veículo, é necessário que existam diferen-
ciais para públicos diversos, com o intuito de que cada consumi-
dor se adapte melhor a determinado produto, desde a aplicação
até o resultado fnal.