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ARTIGO

PAINT&PINTURA | Agosto2017 | 15

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Lojas Tintas/Revenda

REORGANIZAÇÃODASMARCAS

Contudo, a regionalizaçãodasmarcas, apesar denão aumentar o valor

agregado, tem trazido resultados líquidosmais favoráveis, pela redução

doscustosdiretosdasvendasaliadosaganhosdeprodutividade internos.

O fortalecimentodasmarcas regionais,queseobservanosúltimosanos

noBrasil, poderávira serumcontraponto, parabalancearos resultados

líquidosda indústriade tintasnapróximadécada.Osganhosdocontrole

de custos diretos de vendas comosprogressos feitos nasmelhorias de

produtividade interna poderão ser otimizados com umpróximopasso:

a consolidaçãodemarcas regionais, com ganhos adicionais nos custos

internossemperdadosvaloresedafortalezadecadamarcaperanteuma

cadeiadedistribuiçãocadavezmaisforte.

Oequilíbrioentrea indústriade tintasmaisprodutivacom fortesmarcas

regionaise custosdevendaedistribuiçãoadequados, comum canal de

distribuiçãoqueseconsolidaefortalece,deverálevar

aumacréscimonovaloragregadodastintas,combe-

nefíciofinalaoconsumidorcommaiordesempenho

nosprodutos,sobretudoemdurabilidade.

Cada novo arranjo da distribuição traz resultados

diferentes nonível de vendas e custos associados.

Demandas estratégicas, comoa seleçãodosmem-

bros por cobertura geográfica e competências do

marketingverticaledasmarcasdosprodutos,treina-

mentoemotivaçãodosprofissionaissãoingredientes

paraosucessodestaexpansãoestratégica. Eparte

dasdecisõesdaindústriadetintas.Eesteéodesafio!

WashingtonYamaga, daRácz,

Yamaga&Associates