Table of Contents Table of Contents
Previous Page  3 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 3 / 68 Next Page
Page Background

EDITORIAL

PAINT&PINTURA | Agosto2017 | 3

s novas previsões sobre a economia brasileira

foramanunciadaspeloFundoMonetárioInterna-

cional(FMI),queelevouaprevisãodealtadoPIB

de0,2%para0,3%em2017.Amelhoraéatribuída

devidoaoresultadodoPIBnoprimeirotrimestre,onde

ocrescimento foide 1%emcomparaçãocomoquarto

trimestredoanopassado.

AprevisãodoFMIpara2017está igualadaaoestimado

poreconomistasemrelatórioFocus,doBancoCentral,

queanunciouavançode0,34%noPIB.

JáparaoanoquevemaentidadeprevêqueoPIBdeverá

crescer 1,3%, ou seja, baixou aprevisãoque antes era

de1,7%. Issoestáassociadoaoaumentodas incertezas

políticas e à fraca demanda doméstica - consumode

produtoseserviços,oqueocasionaráumarecuperação

maismoderadadaeconomiabrasileiraem2018.Alémdisso,oFMIaindaressaltao“fortedeclínio”

da inflaçãoearecentedesvalorizaçãodorealdevidoàcrisepolítica.Emcontrapartida,aprevisão

doseconomistasparaoanoquevem,segundooBancoCentral,émuitomaisotimista,erevelaum

crescimentoesperadode2%paraoPIB.

Seasprojeçõesdoscálculosparaesteanoseefetivarem,aeconomiabrasileiravoltaráacrescer,o

que jánãoaconteciahádoisanosconsecutivos.

Especificamentefalandodomercadodetintas,tambéméaguardadoumanomelhorem2017devido

aossinaispositivosexistenteseàsaçõesdesenvolvidaspeloprópriosetor.Porém,segundoAntonio

CarlosdeOliveira,presidente-executivodaAbrafati,asituaçãoaindanãopermiteumavisãomuito

otimista. “Asvendasdosprimeirosmesesde2017semantiveramestáveisem relaçãoaomesmo

períododoanopassado.Combasenessesresultadosenaexpectativadenegóciosmaisfortesno

segundosemestre–uma tradiçãoconsolidadanosetor–, estimamosumpequenoaumentodas

vendasem2017em relaçãoaoanoanterior.Essecrescimentodeveserde 1%acimadoPIB.Como

asprevisõesatuais indicamumcrescimentodoPIBde0,5%, isso significariaumaumentode 1,5%

nasvendasdetintasem2017.”

MasaAbrafati tambémprevêquemuitasfamíliasainda irãopintarambientes internoseexternos

de seus imóveis, e tambémdemandade repinturadeautomóveis (pequenos reparos) atéofim

doano,apesardas incertezaspolíticaseeconômicasdopaís.Alémdisso,existeexpectativanuma

pequenarecuperaçãonasvendasdeváriosprodutosquesãopintados,comoautomóveisemuitos

outrosbensdeconsumo; euma retomada, aindaque tímida, emobras ligadasa infraestruturae

melhoriaurbana.“Há,ainda,maisum importantefatordeestímuloparaaretomadadosnegócios

nesteano:arealizaçãodaAbrafati2017”,comemoraOliveira.

Aindasegundoaentidade,ocenárioatualétransitórioeasperspectivasparaomédioelongoprazo

sãofavoráveis,issoporqueosetorémuitoamplo,comdiversasoportunidadesemváriossegmentos.

Nãodeixemde leramatériana íntegracomaAbrafati,ondeopresidente-executivo falasobreas

projeçõesparaosetordetintas,osnovosprojetosemetasdaentidade,eaindacontadetalhesda

15ªediçãodaExposiçãoeCongressoInternacionaldeTintas,que iráagitareaqueceromercadode

3a5deoutubrode2017,emSãoPaulo.

Rua JoséTobiasdosSantos, 37-A

05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.

Tel(5511)3832-7979

agneloeditora@agneloeditora.com.br www.agneloeditora.com.br

PAINT&PINTURAéumapublicaçãomensalde

AGNELOEDITORA.Circulação latino-americana.

Dirigidaàs indústriasdetintas,revestimentos,

vernizes, impermeabilizantesetintasgráficas.Os

artigosassinadossãode inteiraresponsabilidade

deseusautores.

CONSELHOEDITORIAL

AlbioCalveteRotta, diretordaAcrotta

Consultoria Industrial; LuizMartinho,

consultordaLAPMConsulting; LuisManuel

Mota, consultor;MariaCristinaKobal

deCarvalho, diretora técnicadaRenner

Sayerlack; CarlosRobertoTomassini, diretor

daTomasM&CConsulting;

RevistaPAINT&PINTURA

Ano22,N.º224 -Agosto2017

CAPA -

TalitaCorreia

DIRETORPRESIDENTE

AgnelodeBarrosNeto

agnelo@agneloeditora.com.br

DIRETORA FINANCEIRA

SamanthaBarros

samantha@agneloeditora.com.br

EDITORCHEFE

MarcosMila

marcos@agneloeditora.com.br

EDITORARESPONSÁVEL

LucéliaMonfardini (MTb35.140)

lucelia@agneloeditora.com.br

EDIÇÃODEARTE

GeraldodeOliveira

geraldo@agneloeditora.com.br

DIAGRAMAÇÃO

TalitaCorreia

talita@agneloeditora.com.br

REVISÃO

MarcelloBottini

TRADUÇÃOESPANHOL

MariaLuciadeO.Marques

TRADUÇÃO INGLÊS

MarcioMendonça

EDITORDE FOTOGRAFIA

Yuri Zoubaref

yuri@agneloeditora.com.br

PUBLICIDADE

LucianaMelim

PatríciaGéa

RosanaLima

comercial@agneloeditora.com.br

DISTRIBUIÇÃO/ASSINATURAS

FernandoClarindo

assinaturas@agneloeditora.com.br

CTPE IMPRESSÃO

GráficaGrass

ASSESSORIA JURÍDICA

PERSPECTIVASCONTINUAM FAVORÁVEIS

LUCÉLIAMONFARDINI

A