Revista Paint & Pintura - Edição 224 - page 15

ARTIGO
ValorAgregado
CustodeVendas
Diferentes Canais&ValorAgregado
Outros
HomeCenters
DepoMateriais
Lojas Tintas/Revenda
REORGANIZAÇÃODASMARCAS
Contudo, a regionalizaçãodasmarcas, apesar denão aumentar o valor
agregado, tem trazido resultados líquidosmais favoráveis, pela redução
doscustosdiretosdasvendasaliadosaganhosdeprodutividade internos.
O fortalecimentodasmarcas regionais,queseobservanosúltimosanos
noBrasil, poderávira serumcontraponto, parabalancearos resultados
líquidosda indústriade tintasnapróximadécada.Osganhosdocontrole
de custos diretos de vendas comosprogressos feitos nasmelhorias de
produtividade interna poderão ser otimizados com umpróximopasso:
a consolidaçãodemarcas regionais, com ganhos adicionais nos custos
internossemperdadosvaloresedafortalezadecadamarcaperanteuma
cadeiadedistribuiçãocadavezmaisforte.
Oequilíbrioentrea indústriade tintasmaisprodutivacom fortesmarcas
regionaise custosdevendaedistribuiçãoadequados, comum canal de
distribuiçãoqueseconsolidaefortalece,deverálevar
aumacréscimonovaloragregadodastintas,combe-
nefíciofinalaoconsumidorcommaiordesempenho
nosprodutos,sobretudoemdurabilidade.
Cada novo arranjo da distribuição traz resultados
diferentes nonível de vendas e custos associados.
Demandas estratégicas, comoa seleçãodosmem-
bros por cobertura geográfica e competências do
marketingverticaledasmarcasdosprodutos,treina-
mentoemotivaçãodosprofissionaissãoingredientes
paraosucessodestaexpansãoestratégica. Eparte
dasdecisõesdaindústriadetintas.Eesteéodesafio!
WashingtonYamaga, daRácz,
Yamaga&Associates
1...,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,...68
Powered by FlippingBook