Revista Paint & Pintura - Edição 226

ARTIGO PAINT&PINTURA | Outubro 2017 | 17 A possibilidade de sucesso financeiro no mercado de repin- tura automotiva também tem atraído outras companhias internacionais, como 3M, Roberlo, Evercoat, Sprint, que têm aumentado sua dedicação aomercado regional, inclusive com fabricação local de alguns produtos. A atratividade destemercado temsido umconvite aberto a no- vos entrantes, tais como as indústrias asiáticas. Estas empresas estão dedicadas em ganhar posição em vários países, sobre- tudo com uma oferta adequada de produtos auxiliares, sem, contudo, perder a perspectiva da introdução de um portfólio completo de produtos e serviços competitivos no mercado. Como consequência, as mudanças no mercado podem ser resumidas: as cinco empresas globais somadas baixaram sua participação de 52% a 42% no período 2011 a 2016. O volume vendido destas empresas declinou em termos reais de 71 MM litros a 63 MM litros no período. Neste mesmo período, as companhias locais somadas cresce- ram sua participação de 41% a 50%, com seu volume passando de 56 MM litros a 76 MM litros. As outras empresas internacionais cresceramde umvolume de 9,0 MM litros a 11 MM litros no período, com sua participação atingindo 7,4% em 2016. A figura 2 reflete estes dados e mudanças. -0,04 -0,02 0 0,02 0,04 0,06 0,08 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 REPINTURA AUTOMOTIVA NA AMERICA DO SUL - CONCORRENCIA 2011-2016 RY -JUL2017 EMPRESAS LOCAIS - 2016 = 76 MML CAGR 2011-2016 PARTICIPAÇAÕ NO MERCADO OUTRAS EMPRESAS INTERNACIONAIS - 2016 = 11 MML LIDERES GLOBAIS - 2016 = 63 MML Figura 2: Concorrência no mercado de repintura automotiva de 2011 a 2016 O FUTURO DO USUÁRIO DE REPINTURA Contudo, a dinâmica do mercado usuário tem demandado por maiorprodutividadenosserviçosdereparação.Nocaso,istopode ser traduzido por uma demanda por serviços mais rápidos, que não significa apenas aplicações mais rápidas, mas, sobretudo, disponibilidade e fidelidade de cores. Otemade cores, que temsido resolvidopor umaofertade cores prontas (readymixed ou factory packed) no Brasil, e pela exper- tisedecoloristas artesanais na rede de distribuição em muitos países, está entran- do emprocesso demudan- ças. As cores disponíveis na frota circulante da América do Sul têm tido uma pre- dominância grande dos brancos, pratas e pretos repetitivos.Masarivalidade da indústriaautomobilística e a globalização de sua oferta têm aumentado ra- pidamente a variedade de cores e modelos em circulação em todos os países. Assim, a necessidade do aumento do uso demixingmachi- nesnasoficinasestáadicionandocomplexidadeàofertadas empresas, pormeiode respostasmais rápidasàsdemandas dos usuários. Já se tem observado no mercado que as empresas globais veemnestamudançaaoportunidade, parapormeiode sua oferta mais ampla de um banco de cores global e de colo- rimétrica instrumental, reverterema dinâmica competitiva dos anos recentes a seu favor. As companhias locais têmodesafiodeaceitar estedesafioe buscar soluções para seu banco de cores e instrumentação de cores. Algumas delas já se moveram e outras deverão ser forçadas a se movimentarem nesta direção por meio de acordos tecnológicos e alianças estratégicas na área de inteligênciadecorparaservir àsfrotascomperfilmuitomais globalizado do que nos dias de hoje. Na próxima década, o cenário competitivo mudará nova- mente, e veremos uma reversão da tendência dos últimos anos: algumas empresas retomarão o crescimento mais rapidamente por abreviarem os caminhos para serviços mais rápidos, produtivos e tecnologias mais avançadas. A tecnologia da disponibilização e precisão das cores e reparos rápidos a custos adequados serão os fatores da reversão ou até de um avanço evolutivo. As tecnologias serãomais competitivas e robustas, portanto a velocidade das mudanças com o foco apropriado em cada país ou região fará a diferença. Mais doque nunca amáxima será verdadeira: “Ofereça um reparo rápido e invisível.” Washington T. Yamaga da Rácz, Yamaga & Associates

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