Revista Paint & Pintura - Edição 233

ARTIGO O NOVO CONSUMIDOR DE TINTAS & DESAFIOS NA DISTRIBUIÇÃO A crise mudou os hábitos de consumo dos brasileiros: 90% deles pesquisam preços antes de fechar uma compra e 75% já mudaram de fornecedor de produto ou serviços (CNI 2017 - Folha de S. Paulo). O consumidor final está mais envolvido na proteção e preser- vação dos bens duráveis, como seu automóvel, casa e outros bens. Entende que tintas trazem esses valores de proteção e durabilidade. O consumidor final lidera o processo quando paga pelo serviço e produto, e quer estarmais informado sobre as marcas de confiabilidade. Do Faça Você Mesmo (DIY) para Faça por Mim (DIFM) até o Faça do seu Jeito (DIYW), aumenta a interação entre quem desembolsa o dinheiro para ter sua casa pintada e o pintor. O consumidor final que remunera o produto e o serviço pesa o valor e conteúdo do ticket para desembolso. A classe média está muito atenta ao endividamento e procura avidamente acessar o conhecimento. Além disso, pergunta muito mais e houve recomendações do círculo social em que tem acesso. Oconsumidor final questionamais aspectos de funcionalidade, durabilidade e custo de aplicação. Muito rapidamente ele opta com propriedade sobre suas decisões. É uma oportunidade para a indústria de produtos e serviços se posicionar com credibilidade e encantar o cliente. Mais de 80% das tintas imobiliárias do país são distribu- ídas pelas lojas de tintas, home centers e depósitos de materiais de construção. Esta cadeia está passando por uma transformação ao longo da evolução dos elementos de construção, tornando-se cada vez mais especializada e consolidada para servir o usuário final. A retomada dos negócios imobiliários traz nítidos au- mentos de investimentos nas plataformas digitais em suporte às iniciativas de marketing e vendas. Estudos da RY indicam que em cinco anos os canais lastreados em plataformas integradas podem representar cerca de 5% da distribuição de tintas e trazem uma transformação importante na qualificação da distribuição. A distribuição de tintas para o consumidor final, seja ele o que decide economicamente ou oprofissional pintor, tem sempre o objetivo de disponibilizar ao cliente as marcas preferidas no local de solicitação e no momento certo. A distribuição cada vez mais especializada alavanca as vendas participando da democratização da informação sobre durabilidade, funcionalidade e decisão estética do usuário final. A cadeia de produção e distribuição investe ativamente na profissionalização do processo por meio do desenvolvimento profissional da mão de obra.

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