Show do Pintor Profissional - Edição 168

SHOWDOPINTOR•NOVEMBRO 16 17 Nomês de outubro, o designer de carros americanos Chip Foose desembarcou noBrasil para apresentar aos consumidores brasileiros três lançamentos da 3M para omercado de reparação automotiva. As novas ferramentas são: a lixadeira de correias abrasivas, a lixadeiraRoloc eamáquinade corte. Desenvolvidas com tecnologiada3M, as três novas ferramentas sãoergonômicas,mais resistentes e fáceisdeusar. Indicada para ouso comodiscode corte de 76mmou 3”, a 3Mmáquina de corte tem a função de cortar chapas metálicas, inclusivemetais de alta dureza e alumínio. Já aMá- quina Roloc foi desenvolvida para utilizar comdiscos Roloc de 2” e 3” e é recomendada para a remoção de cordões e pontos de solda e acabamento. A ferramenta é leve e tem um tamanho adequado para acessar pequenas áreas. A lixadeira de correias abrasivas substitui ouso de brocas, é utilizada para remoçãode cordões e pontos de solda, rebar- bas, limpeza e acabamento. Segundo o fabricante, a aplicação é rápida, segura e limpa. Oequipamentopossui umbraço ajustável paradiversas posições e consegue acessar até mesmopequenas áreas. As novas ferramentas complementam o portfólio de produtos para a linha de abrasivos para funilariaCubitron II, abrasivos que se autoafiamnomomentodo lixamento. “As no- vas ferramentas garantem alta performance e produtividade com a vantagem de serem mais leves,mais ergonômicase com customais acessível”, afirmaEstelaSantosCarossini, gerentedeprodutodaDivisãodeReparaçãoAutomotivada3MdoBrasil. CHIP FOOSEAPRESENTANDOASNOVIDADES Consideradoumdosmais importantescustomizadoresdeveículosdomundoeâncorado programaOverhaulin (Discovery)porváriosanos, Foosenãoabremãodousodeprodutos CHIP FOOSE LANÇA FERRAMENTAS PARA REPARAÇÃOAUTOMOTIVA LIXADEIRADECORREIASABRASIVAS, LIXADEIRA ROLOC E A MÁQUINADECORTE SÃOASNOVIDADESAPRESENTADAS e soluções da 3M em suas oficinas. Ele conta que aprendeu aos7anos, comopai,quandocomeçoua trabalharcomoaju- danteem suaoficina, aescolher produtosdealtaqualidade. No início de outubro Chip Foose apresentou os lançamentos na fábricada3Mem Sumaré, interior de SãoPaulo, para200 clientesda3M.Depois foi avezdedonosdeoficinasde repa- raçãoautomotivadoRiode Janeiro conheceremasnovas fer- ramentas da 3M. A programação do evento foi definida pela CidadedasTintas, umdosparceirosda3Mparaadistribuição deprodutospara reparaçãoautomotiva. derno nomercado. Nossos produtos empregam modernos recursos da nanotecnologia, o que garante alto rendimento e fácil remoção de pe- quenos riscosde lixas, proporcionandoumbrilho intensoeprofundo.” Oliveira,daWEG,nãodádetalhes, todaviaadian- ta que a empresa terá lançamentos na linha de complementos previstos para oprimeiro trimes- tre do próximo ano e destaca os diferenciais da W-Perfection,massadepolir3em1. “Éextrema- mente leve e não deixa poros na superfície. Por seràbasedeágua, temodor suaveenãoempas- ta na boina nemmancha as borrachas. Pode ser aplicada com qualquer boina (branca, amarela oudeespuma). Tem grandepoder de cortepara polimentos convencionais e alto nível de acaba- mentoquandoutilizadaemespelhamento.Asse- guraganhode tempoeeconomia, poisutilizaum únicoprodutoparaoprocedimento.” PREJUÍZOSNAOFICINA O uso de complementos de baixa qualidade pode causar vários tipos de problemas na re- pintura. Entre os principais estão: falta de ade- rência, perdadebrilho,mapeamentoe aspecto geral ruim, comoexplica Lemos, daTintasWan- da: “Isso gera anecessidadede retrabalhopara a oficina, com custos adicionais de produtos e mão de obra, o que diminui a rentabilidade do negócio e aumenta o tempo para a entrega do veículo. Isso gera a insatisfação do proprietário do carro, que hoje está muito mais exigente, tanto comaqualidadedo serviçoquanto como prazodeentregado veículo.” Franklin Jeronimo, coordenador de treinamen- tos e assistência técnica da PPG acredita que o barato, dar prejuízos em longoprazo. “Obarato sai caro. A evolução dos produtos, equipamen- tos e técnicas é vital à sobrevivência e para o crescimento dos centros de reparação, ainda mais nummercado tão competitivo. Seprender apenas ao custo de um produto e não ao seu desempenho e aobenefícioquepodepropiciar para o processo de reparação como um todo, desconsiderando a relação custo benefício, pode gerar retrabalho e gargalos, diminuindo a eficiência.” O chefe de marketing da WEG concorda com a explicação dada por Lemos e pontua outros prejuízos: “Devido ao uso de complementos de origem duvidosa ou aplicados demaneira erra- da, há perda de rendimento, pois será utilizada maior quantidadedos produtos para seobter o resultado esperado, além de ser necessário um prazo maior para a reparação, gerando perda deprodutividadedevido à diminuiçãoda quan- tidade de veículos finalizados no decorrer do mês.”Oliveira. ChipFoose, designer de carrosamericanos

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