Show do Pintor Profissional - Edição 179

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 17 16 APLICATIVOS DE CORES O Brasil é um país colorido por natureza, mas quando se trata de cores nas paredes os tons ainda são bem conservadores, tanto que a cor de tinta mais vendida pela maioria dos fabri- cantes ainda é o branco, mas muito trabalho está sendo feito para introduzir cores dentro dos imóveis. Um dos maiores motivos da resis- tência a cores é o receio de o produto aplicado não agradar e o trabalho precisar ser refeito. Para ajudar a minimizar esses medos, há di- versos aplicativos de cores capazes de simular como a cor ficará no ambiente, dando uma ideia ao consumidor de como será a cor aplica- da. A maioria dos aplicativos também oferece sugestões de combinações de cores, paletas de combinação aplicadas em ambientes deco- rados. Diversos fabricantes de tinta disponibili- zam aplicativos e ferramentas digitais com es- sas finalidades. Até simuladores de decoração estão disponíveis nos sites de alguns fabrican- tes para inspirar o consumidor final. Os apli- cativos colaboram na decisão de novas cores para o ambiente, garantindo espaços coloridos e auxílio antes da escolha final. APLICATIVOS DISPONÍVEIS NO MERCADO O aplicativo Simulador Suvinil ajuda a decidir qual cor ficará melhor no ambiente. Basta cli- car ou buscar uma foto na galeria de imagens, selecionar quantas cores quiser no catálogo e ver o resultado na hora, além da imagem de sugestão, disponível no catálogo do aplicativo. Após escolher e colocar a tinta que quiser, o consumidor ainda pode visualizar sob os mais diferentes tipos de luz para deixar o tom da cor mais próximo ao existente. A Tintas Coral oferece diversas ferramentas para auxiliar na escolha da cor. Uma delas é o Coral Visualizer, que permite simular a pintura dos ambientes, fazer o reconhecimento de co- res específicas e conhecer toda a linha de pro- dutos da marca. Os consumidores também po- dem acessar a página da Coral, onde é possível receber auxílio para escolher sua cor preferida por meio de links que direcionam a dicas e am- bientes de inspiração. Já a Futura, oferece ferra- menta de cor no site www.futuratintas.com.br. TECNOLOGIA DA COR APLICATIVO É FERRAMENTA CAPAZ DE AUXILIAR NO INCENTIVO AO USO DE CORES No ano passado, a Eucatex lançou o seu aplicativo de cor, disponível nas plataformas Android e IOS. A novidade auxilia revendedores, arquitetos, decoradores e consumidores finais. Agora, além do site da marca, o cliente pode visualizar opções de produtos para seu projeto no aplicativo; as informações estão disponíveis de forma instantânea. O aplicativo ajuda o cliente a encontrar os produtos mais indi- cados para cada uma de suas necessidades. Além disso, acessando a aba “Ambientes que inspiram”, é possível comparar e visualizar fotos, que ajudarão na escolha para o projeto. A Tintas Sherwin-Williams dispõe do Color Snap, um aplicativo que ajuda a identificar a paleta de cores de um ambiente. Basta tirar uma foto e o aplicativo mostrará as cores predominantes, bem como outras que combinam com o local. Com interface moderna e funcional, a ferramenta traz na tela inicial um menu de opções que permite usar uma foto já existente no smartphone ou tirar uma nova. Mesmo sem ter uma imagem pronta, o usuário pode selecionar uma cor disponível no próprio aplicativo, que ele traz uma combinação da cor escolhida com outras duas cores, dando sugestões para pinturas de ambientes e composições decorativas. Por meio dele, é possível criar uma paleta personalizada de cores, procurar por cores específicas ou explorar toda a paleta de cores existente. Todos os aplicativos mencionados, não tem custo. PINTOR, INSPIRE O CLIENTE Um dos maiores receios ao escolher a cor para pintar um ambiente é que a tinta, quando aplicada, não fique na tonalidade escolhida, mais escura ou clara do que a cor do catálogo. Para incentivar o uso da cor, é necessário demonstrar o poder transformador das cores nos ambientes. Imagens “antes e depois” e fotos de ambientes bem pintados e decorados servem como inspiração. INCENTIVO DAS CORES No passado, a maioria das pinturas surgia em decorrência da má utilização das paredes. A pintura era associada somente à valorização do imóvel. Hoje, a cultura mudou um pouco e os consumidores têm a consciência de que a pintura faz parte da decoração dos ambientes. “Vejo que as cores podem ser encaradas como agentes de sensações, ou seja, os sentimentos, as lembranças e as percepções que o vermelho, o azul e o amarelo nos trazem. Assim como as pessoas trocam um aparelho eletrônico, como celular, televisão, simplesmente porque surgiu um modelo mais avançado, chegaremos a um ponto em que as pessoas vão mudar as cores de suas paredes unicamente pela sensação da cor. Ter um novo am- biente sempre é muito bom”, pontua Fernando Lima, educador técnico da Futura Tintas. Adriana Fonta- na, designer de interiores, percebe que os clientes ainda têmmuito receio em utilizar cores nas paredes, optando mais pelo colorido nos objetos. “As pessoas preferem utilizar cores em objetos, almofadas,

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=