Show do Pintor Profissional - Edição 179

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 17 20 é a única iniciativa. A AkzoNobel oferece uma gama completa de cores, que permite explorar os mais variados efeitos. Um deles é o uso de pigmentos tipo Xirallic, que tem um efeito metalizado que se des- taca sob a luz do sol. Há também as pinturas Tri Coat, feitas com a aplicação de cores perolizadas em diferentes camadas, gerando o efeito camaleão, quando é possível observar diferentes tonalidades na cor da peça, de acordo com o ângulo e a incidência de luz. CORES DO BRASIL, VISTAS NO MUNDO A parceria entre a Batistinha Garage e a AkzoNobel é relativamente nova, mas já teve bons resultados e visualização mundial. No mês passado, aconteceu em Las Vegas a Sema Show. A feira é considerada o maior evento da indústria de modificação de veículos do mundo. Mais de 100 mil visitantes de 160 países participaram do evento, e as novas cores da AkzoNobel também estiveram presentes durante toda a feira, como explica Baptista: “É muito gratificante ver no Sema Show deste ano, por exemplo, as nossas cores, como o Café Ágata, em projetos da Ford, GM, entre outros, que são referência nos Estados Unidos, confirmando que lançamos a tendência antecipada.” Baptista está satisfeito com a parceria e enxerga futuro na união: “A AkzoNobel nos faz sentir parte de uma cadeia de novidades, lançamentos, tecnologia agregada e investimento no setor. A parceria vai além da utilização da bandeira na oficina, já que fazemos testes de lançamentos, trocamos informações e garantimos o alto padrão de qualidade que a empresa oferece. O Grupo Batistinha também colabora com a equipe e o laboratório da AkzoNobel para os testes de produtos.” PERGUNTA DO LEITOR Oswaldo de Oliveira Brito, de São Paulo, pergunta: “Sou pintor há quase 10 anos. Estou pensando em abrir uma empre- sa de pintura, contratar uma equipe e investir na empresa. Quais sãos os primeiros passos que preciso ter para que o meu sonho se torne realidade?” Cintia Bertão, consultora do Sebrae-SP, responde: “A primeira coisa a se fazer é construir um plano de negócios. O plano é importante porque é uma ferramenta que vai proporcionar uma visão macro daquilo que o empreendedor está fazendo ou pretende fazer. O plano de negócio vai ajudar a conhecer potenciais clientes, fornecedores, quanto de investimento será necessário, se vai precisar de colaboradores, se vai atuar sozinho ou com um sócio. A ferramenta vai ajudar a identi- ficar todas as etapas do processo de formalização de um negócio, desde a análise de viabilidade do negócio até se o tipo de negócio pode ser instalado no local. O empreendedor precisa verificar todas as licenças necessárias para con- seguir o alvará de funcionamento no estudo antes de começar o negócio. Ou seja, antes de ter o CNPJ e o cadastro na Junta Comercial, é importante ir até a prefeitura para verificar se o endereço de instalação da empre- sa admite aquela atividade. Imagine fazer todo o investimento, alugar o imóvel, reformar e, na hora de formalizar a empresa, descobrir que a lei de zoneamento não permite determinada atividade naquele endereço. Ao construir um plano de negócio é possível identificar todas as necessi- dades da empresa e partir para o próximo passo, que é a formalização.” José Hamilton, colorista AkzoNobel, Sérgio Munhoz, gerente de negócios Vehicle Refinishes para América do Sul, e Fernando Baptista, proprietário da oficina Batistinha Garage

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=