Show do Pintor Profissional - Edição 181

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 18 8 TENDÊNCIAS AUTOMOTIVAS O mercado automotivo no exterior, es- pecialmente na Europa e nos Estados Unidos, está consolidado, com uma vasta gama de produtos e distribuição, estando em patamares econômicos de estagnação a crescimento. No Bra- sil, apesar dos problemas enfrentados com a crise econômica, é um mercado que vem apresentando sinais de me- lhoras e investimentos na inclusão de novas tecnologias. Para 2018, muitas novidades estarão por vir no merca- do automotivo, e para Vanessa Rossi, responsável pelo marketing da Skyla- ck, uma das grandes demandas para este ano será a união de bom preço e qualidade. “Acreditamos que o mer- cado continue exigente e procurando uma linha de produtos que garanta a qualidade e a solução eficaz dos pro- blemas da oficina. A Skylack acredita que o mercado continuará procurando por linhas de produtos de extrema qualidade a custos competitivos, e é por isso que continuaremos desenvolvendo produtos de alta qualidade e tintas com extrema fidelidade de cor.” A cada ano, as empresas automotivas também apresentam novas tecnolo- gias em pintura e reparação. Para 2018, uma das novidades é o desenvolvi- mento do iGloss, da BASF. O produto é um clearcoat, espécie de revestimen- to para tinta automotiva que garante proteção extra à pintura dos veículos, aumentando a resistência a arranhões e evitando manchas e desbotamen- tos. “As propriedades químicas exclusivas do iGloss permitem uma alta re- tenção de brilho no veículo, mesmo após exposição extrema a arranhões, além de evitar problemas na pintura causados pela acidez de ovos de libélu- la, resina de árvores e fezes de pássaros”, explica Fábio Shimozato, gerente de laboratório de desenvolvimento de resinas e ecoat da BASF. Essa tecnologia da BASF possibilita que o iGloss repare arranhões menores por meio da refusão instantânea, na qual o clearcoat se recupera rapidamente das pressões externas, como as causadas pelas cerdas da escova ao lavarmos o carro. “Assim, o clearcoat recupera 90% da deformação causada pelo arra- nhão, enquanto que os clearcoats convencionais só recuperam cerca de 70%. No Brasil, alguns modelos de luxo da Mercedes já contam com a tecnologia”, detalha Shimozato. AÇÕES PARA FOMENTAR 2018 Para este ano, a PPG continuará desenvolvendo ações e programas demarke- ting em parceria com seus distribuidores especializados, visando elevar o nível do mercado de repintura. “Continuaremos a oferecer capacitações aos técnicos em repintura automotiva e cursos de aperfeiçoamento a donos e gestores de oficinas, compartilhando boas práticas de gestão empresarial e de recursos”, explica Fabrício Vieira, diretor comercial e de marketing em repintura automotiva para a PPG na América do Sul. Outra ação relevante realizada em 2017 e que deve se repetir neste ano são as certificações e recertificações de oficinas de repintura automotiva. “O selo Garantia Total assegura ao cliente que o reparo feito no carro dele pela oficina certificada PPG tem até dez anos de garantia”, or- gulha-se Vieira. Um dos objetivos da WEG em 2018 será a capacitação. A empresa dispo- nibiliza treinamentos em produtos WEG para a repintura automotiva. Es- ses treinamentos em repintura auto- motiva podem ser realizados em São Paulo ou in company, dependendo da disponibilidade, atendendo de for- ma especial às necessidades de cada cliente. Assim como a WEG, a Sikkens também vai focar com intensidade em cursos, e em 2018 novos módulos irão compor a agenda, como, por exem- plo, a capacitação técnica das oficinas para orçar serviços. Atualmente, já oferecem treinamentos de sistemas de pintura, BMT (gerenciamento de oficinas), prevenção de erros, cores, tecnologias digitais, entre outros, que continuarão sendo aplicados. NOVIDADES A PPG continuará desenvolvendo soluções de alta tecnologia e complemen- tará o seu portfólio para o processo de reparo rápido, com novidades em primers e vernizes para a sua linha de alta tecnologia base água Enviroba- se High Performance, e um novo portfólio completo de ferramentas para acerto de cor,  mais tecnológico e avançado. Para o ano, a WEG já prepa- ra lançamentos de produtos com ainda melhor desempenho para oferecer maior agilidade aos processos de repintura. Os grandes lançamentos serão os produtos base água, tendência no Brasil para o futuro da repintura auto- motiva. Outro ponto que vale destacar é o novo sistema tintométrico, que ficará ainda mais robusto com a inclusão de um universo maior de cores disponíveis. Em novembro de 2017, a linha Sikkens Classic apresentou um portfólio composto por primer, verniz e endurecedor para uma reparação tradicional. Essa linha veio complementar a família Classic. Para 2018, os lançamentos de Classic continuarão com a proposta da marca. Na linha Wa- nda, o foco será no desenvolvimento de novas cores, prezando sempre por qualidade e inovação. Outra novidade é o portfólio de non paints, que está mais completo, após o fechamento de uma parceria com as pistolas de pin- tura Anest Iwata. Os modelos comercializados são: WS-400 Evo, W-400, W-400 WB, W-300, W-300WB, LPH 80 e AZ3 HTE 2, que podem ser utilizados para aplicação de primers, tintas, vernizes, tanto para reparos tradicionais quanto para reparo rápido. INOVAÇÕES AUTOMOTIVAS REVESTIMENTO QUE GARANTE PROTEÇÃO EXTRA AO CARRO, INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO E PREÇOS DIFERENCIADOS SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES PARA 2018

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