Show do Pintor Profissional - Edição 182

SHOW DO PINTOR • MARÇO 18 14 CUSTOMIZAÇÃO O mercado de customização apresenta maior nú- mero de adeptos, tanto aqueles que desejam ter seus veículos estilizados quanto oficinas especia- lizadas nesse tipo de serviço. Até as próprias mon- tadoras já notaram essa parcela de mercado. Essa procura por exclusividade vem acontecen- do desde o momento em que o veículo está em processo de montagem. Prova disso é que diversos carros já têm a opção de sair da con- cessionária personalizados. Todos os modelos da divisão de alta performance Mercedes-AMG podem ser customizados, por exemplo. Contam na rede de concessionários, inclusive, com locais para comercialização desses modelos com um consultor especializado. Em um espaço que ofe- reça a possibilidade de personalizar um modelo da forma como o cliente quiser, mesmo que al- gum item não conste no catálogo de opcionais. Entre esses itens estão pinturas especiais, rodas, acessórios, revestimento de banco, volante, di- ferentes tipos de interior, entre outros. Quando o cliente deseja algum tipo de acabamento que não está disponível no catálogo de personaliza- ção, a marca ainda conta com profissionais que atendem a pedidos especiais para tornar um de- terminado modelo ainda mais exclusivo. “É pos- sível produzir um revestimento de banco com o mesmo material e estampa da gravata predileta do cliente, por exemplo. Desde que esses mate- riais atendam às exigências da Mercedes-Benz de qualidade e segurança, é possível desenvol- ver novas estampas e pinturas de acordo com uma cor de batom, o couro de um sofá, o tom do oceano em determinada região ou qualquer outra paisagem e objeto que seja especial para aquele cliente”, conta Dirlei Dias, gerente sênior de vendas de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. Adquirir um carro já customizado não é privilégio dos modelos de luxos. O veículo Kwid, da Renault, lançado em 2017, com valor de R$ 29.990, na versão mais simples, tem opção do envelopamento do teto, que deixa o veículo pa- recido com o SUV Capture. Este é o item de cus- tomização mais solicitado pelos compradores, e o preço médio é de R$ 1.400. Analisando o cenário de customização José Pau- lo Albanez Ferreira Luscri, consultor do Sebrae, enxerga que no mercado há espaço para a ofici- na de funilaria e pintura que deseja diversificar os serviços investindo no segmento. “Vejo que há mercado para pequenas e médias oficinas de reparação que desejam agregar valor ao estabe- lecimento com uma nova atividade, atendendo personalização de carros, motos, vans, entre ou- tros veículos. É um mercado bem abrangente, que atende desde ao consumidor final que de- seja um carro com personalidade até empresas que precisam customizar o veículo de trabalho, como vans de passeio, carros de som e utilitários de carga. Campanhas eleitorais e eventos pro- CARRO DE PERSONALIDADE CUSTOMIZAÇÃO DE VEÍCULOS É ALTERNATIVA PARA EMPRESÁRIO QUE DESEJA DIVERSIFICAR O TRABALHO NA OFICINA MECÂNICA mocionais também são mercados a serem explo- rados”, aconselha Luscri. INFORMAÇÕES INICIAIS Para quem deseja investir em customização, são necessários alguns conhecimentos sobre design, informática e publicidade, pois os serviços rea- lizados exigem criatividade no desenvolvimento de solução. Outra fonte fundamental de conheci- mento é a regulamentação para estar de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois os carros modificados precisam ter autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A mão de obra é outro fator de extrema impor- tância, quase que decisivo neste tipo de negócio. “Funcionário em experiência neste mercado tem o valor da hora de trabalho diferenciado; uma al- ternativa é começar o negócio com um número reduzido de funcionários e aumentar conforme a demanda”, conta Luscri, do Sebrae. Ele acredita que o investimento inicial para iniciar o trabalho de customização na oficina varia entre R$ 85 mil e R$ 100 mil. “É necessário plotter de impressão, computador capaz de rodar softwa- res de edição de imagem, condicionador de ar, estiletes, espátulas, tesouras e outros equipa- mentos de apoio, tintas, solventes verniz, entre outros equipamentos. Nesse sentido, aconselha- mos o empreendedor interessado em constituir esse negócio a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos de- pois de elaborado seu plano de negócio. Para desenvolvimento do plano de negócio, procure o Sebrae”, conta Luscri. PLANEJAMENTO CONTRA A CRISE Para Franklin Jeronimo, coordenador de trei- namentos e assistência técnica da PPG, mesmo com a economia automotiva não estando na me- lhor fase, o mercado de customização não foi o mais afetado. “Apesar da oscilação da economia, quem gosta de projetos personalizados inves- te e se programa, pois anseia pelo resultado da personalização.” Para ele, são três os principais fatores responsáveis pelo crescimento do setor: acessibilidade, conhecimento e paixão. “Podemos considerar alguns fatores que in- fluenciam no crescimento desse mercado. Acessibilidade à personalização: os custos para personalizações diversas no veículo, ainda que relativamente altos, se tornam mais acessíveis ano após ano. Conhecimento: as opções de per- sonalização tornaram-se mais difundidas na co- munidade automotiva, despertando o interesse e a procura por esse tipo de produto. Paixão: o brasileiro é um apaixonado por carro e encontra na personalização uma maneira de refletir sua personalidade e gostos.”

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