Show do Pintor Profissional - Edição 185

SHOW DO PINTOR • JUNHO 18 16 para apontar novos caminhos e oportunidades para a marca. A Suvinil, en- tão, segmentou seus consumidores de acordo com seus hábitos de compra e anseios dentro de toda a jornada da pintura. “A marca traçou estratégias para oferecer uma experiência completa de compra alinhada ao que as pes- soas necessitam, abrindo caminhos no ambiente on-line, um trabalho que foi iniciado no ano passado. Ter a oportunidade de participar do projeto de uma marca tão reconhecida e tradicional como a Suvinil foi enriquecedor. A nova identidade foi pensada e projetada de dentro para fora. A Interbrand esteve presente em todos os ciclos desta jornada de mudança” pontua Da- niella Bianchi, diretora geral da Interbrand. A NOVA SUVINIL A Suvinil passa a ter uma linguagem mais simples com o cliente, as latas contêm somente as informações mais relevantes. A identidade visual é res- ponsável pela primeira impressão da marca. Por isso, ela foi construída com elementos mais simples e dinâmicos. As cores da Suvinil - vermelho, ama- relo e laranja - continuam como as principais referências. Na elaboração do novo logo, a preocupação foi transmitir os valores e ideias da marca. “Ele passa a ser composto por dois elementos: o símbolo, que preserva a força das cores, tem movimento, transparência e variedade, além de suas camadas, que ajudam a pintar histórias a cada demão; a tipografia, que é forte, como a história da Suvinil, é de fácil reconhecimento da marca e tem detalhes para reforçar a personalidade e tornar a Suvinil ainda mais próxi- ma”, explica Juliana. As embalagens também foram repaginadas, contendo as informações mais importantes e símbolos de fácil identificação. Tudo foi pensado para facilitar a escolha dos consumidores nos pontos de venda. “Além disso, reorganizamos o nosso portfólio, para trazer mais clareza no ponto de venda e facilitar o entendimento dos produtos. Assim, é possível escolher o que melhor se adapta a cada necessidade, dentre as opções dis- poníveis nas quatro linhas principais: Rende e Renova, Cuida e Protege, Tons e Toques e Cor e Estilo”, conta Juliana. LANÇAMENTOS Alguns dos destaques para este ano são os novos esmaltes da marca. A par- tir do estudo realizados, identificaram uma grande procura por um esmalte que não amarela e um produto contra ferrugem. “Para tornar a linha ainda mais completa e atender essas necessidades, a Suvinil lança os esmaltes Sempre Branco e Contra Ferrugem. Com isso, a expectativa da marca é cres- cer cerca de 2 pontos percentuais na categoria de esmaltes para madeiras e metais em 2018”, almeja Juliana. Contra Ferrugem - para evitar a corrosão de portões ou superfícies de me- tais pode dar, o Contra Ferrugem pode ser pintado de forma simples. Não precisa de fundo reparador, basta aplicar diretamente na ferrugem, depois do lixamento da superfície. Ele também é fácil de limpar, pois tem silicone em sua fórmula e, além do branco, está disponível em outras seis cores no acabamento brilhante, para você escolher de acordo com sua personalida- de. A marca lança ainda o Suvinil Lousa e Cor, onde é possível produzir o efeito lousa colorido na parede. O Suviflex também está de volta. Utilizado para selar e impermeabilizar paredes, muros e fachadas, o produto é relan- çado com nova fórmula e mais cobertura. INDÚSTRIAS A Suvinil anunciou diversas mudanças na marca, alteração de logo, novas embalagens e comunicação visual diferenciada. “Como líder de mercado, decidimos provocar essa mudança para aproximar o consumidor da nossa categoria. Com tudo isso em mente, nós investimos R$ 40 milhões em estu- dos de mercado, consumidor e marca, criando um novo posicionamento e um novo propósito. Reorganizamos nosso portfólio de produtos em linhas, que estão alinhadas às motivações dos consumidores. Afinal, cada pessoa tem um objetivo quando pensa em pintar uma parede: seja uma manuten- ção pontual ou uma renovação completa da casa, ou até mesmo arriscar uma nova cor ou ousar com as tendências de decoração. Nosso objetivo é simplificar o entendimento e escolha do produto, tornando o processo mais simples e prazeroso”, observa Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil. Prevendo um retorno de dois pontos percentuais de lucro (EBITDA) sobre as vendas em cinco anos, a marca aumentou em 15% o seu investimento total em marketing em 2018, em relação ao ano anterior, superando os R$ 200 milhões. “Nós identificamos a oportunidade de explorar novos territórios, o que nos permitirá conquistar outros mercados e aumentar a fidelização de nossos consumidores, além de contribuir para o crescimento sustentável da Suvinil”, comenta Marcos Allemann, vice-presidente de tintas imobiliárias da BASF para a América do Sul. O PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO Assim como a decisão de mudar algo importante envolve reflexão e análi- ses, com a Suvinil não foi diferente. Com o apoio da Interbrand, consultoria global de branding, o trabalho começou com um estudo do mercado, além de pesquisa com consumidores, pintores, arquitetos, decoradores e lojistas SUVINIL DIVULGA REPOSICIONAMENTO MUDANÇA TEVE INVESTIMENTO DE R$ 40 MILHÕES NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil

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