Show do Pintor Profissional - Edição 185

SHOW DO PINTOR • JUNHO 18 24 PROSPECÇÃO PARA ATRAIR O CLIENTE PROSPECÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ESTABELECIMENTO SÃO FUNDAMENTAIS PARA AUMENTAR O FATURAMENTO Fidelizar o consumidor final de uma loja de tintas não é tarefa fácil. A pintura de uma residência, por exemplo, é realizada emmédia a cada três anos. Fa- zer com que o cliente se lembre do estabelecimento e retorne ao local da compra anterior é desafiador ao lojista. André Romero, publicitário responsável pelo desenvolvimento de campanhas de comunica- ção para empresas nos setores de saúde, varejo far- macêutico e tintas, explica que o cliente precisa ter uma experiência marcante de maneira positiva em sua primeira compra ou contato com o seu negócio para que se lembre do lojista em compras futuras. Ele aconselha realizar o cadastro do comprador em sistema. Para isso, existem programas que permiti- rão manter um contato frequente com o comprador e adicionar o seu perfil de consumo - se é constante ou esporádico. Essas informações devem ser inseri- das no sistema durante o primeiro cadastro do con- sumidor. “E de maneira simples, indico manter uma frequência de divulgação da marca, pois quem não é visto não é lembrado”, indica o publicitário. AÇÕES PARA SER VISTO Há inúmeras formas de publicidades de baixo custo que colocam o estabelecimento em destaque, pro- movendo e divulgando a loja. Antes de decidir qual ação escolher, é indicado levar em consideração que uma mídia que funciona para um tipo de negócio não é universal. Para saber emqual comunicação in- vestir, é importante conhecer o perfil de cliente que deseja atrair ao estabelecimento. “O que esse clien- te lê, onde ele frequenta, emque local reside, qual a idade e o perfil social. Um outro ponto importante é saber que investir em divulgação significa entender muito bem a relação investimento versus retorno. Se você tem uma loja de bairro, não adianta inves- tir uma boa quantia em rádio, pois você irá atingir muitas pessoas que não têm a intenção de se loco- mover até o seu negócio. Nesse caso, um carro de som, uma panfletagem (onde é permitido), ou até mesmo o investimento no Google, delimitando o bairro, são muito mais assertivos”, explica Romero. Outra dica é analisar o CPM, que indica qual o va- lor do investimento para atingir mil pessoas. “Às vezes, a publicidade na internet parece ser mais barata, mas o custo para alcançar mil visualizações é maior, por exemplo, do que um comercial na TV. Levando em consideração os dados, é possível notar que não há uma regra fixada de onde investir”, complementa o publicitário. Marcos Guglielmi, palestrante na área de gestão de negócios acredita que o processo de prospecção nãoédifícil,maséumtantocomplexo.Denadaadiantapesquisar sobrepossíveisclientes, obter listas de empresas que estão dentro do foco de atuação e não saber como abordá-los, como se comunicar, comotransmitirdeformaconvincenteopropósitodaempresa.“Nessesentido,abuscapornovosclien- tes (ouprospecção) éapenaso iníciodoprocessodevendas, culminandocomaefetivaçãodavenda.” Após realizar uma campanha para prospecção de marketing, é indicado que o lojista mensure se as suas ações de captação de clientes estão de acordo com um roteiro: planejamento, teste, avaliação dos testes, ajustes, execução e medição. “De nada adianta fazer ações para captação de novos clientes se não há um processo estruturado para medir os resultados”, indica o palestrante. PINTOR PARCEIRO DO LOJISTA Se, por um lado, o consumidor final não frequenta a loja de tintas com assiduidade, por outro, o pintor vai até o estabelecimento diversas vezes ao ano. Em diversos casos é o profissional de pintu- ra quem adquire os materiais necessários e o cliente faz o reembolso do valor investido. Em outros casos, antes de adquirir os produtos, o cliente pede sugestões ao pintor sobre a loja de material de construção e a marca do produto. Estreitar o relacionamento com o profissional de pintura, fazendo parcerias com ele, é uma alternativa para manter a rotatividade de compra. O consultor Guglielmi indica fazer a parceria de maneira estruturada: “Uma das melhores formas de conseguir novos prospects é por meio de indicações, e elas somente acontecem se o lojista construir boas parcerias com os pintores ou até mesmo com outros profissionais da área de construção civil.” Romero completa dizendo que um ponto importante para o lojista que pensa em criar parcerias é a escolha bem feita desses parceiros. O lojista não gostaria de ter como parceiro um pintor que não tem boa reputação ou que não faz seu trabalho adequadamente. Da mesma maneira, um bom pintor não indicaria uma loja que venda produtos de qualidade inferior ou que tenha problemas de estoque ou entrega. “O lojista que quer partir para essa estratégia deve conhecer bem o pintor e seu trabalho e deve estabelecer claramente as condições da parceria, por exemplo, descontos, benefícios, entre outros. A parceria é altamente recomendada para a captação de novos clientes”, finaliza Romero.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=