Show do Pintor Profissional - Edição 206

SHOW DO PINTOR • MAIO 2020 8 VAREJO O estabelecimento de bairro sempre foi impor- tante, mas em tempos de pandemia, suas qua- lidades ficam ainda mais evidentes. Tanto que tem sido incentivado, em diversos canais, o mo- vimento Compre do Bairro. Os negócios locais impulsionam grandes eco- nomias e promovem e geram ganhos para toda a região, ajudam a estabelecer um comércio mais justo, desde a loja de ferragens até o res- taurante da esquina, criando mais empregos e melhor distribuição de renda, fazendo o dinhei- ro circular pelo bairro, o que propicia mais de- senvolvimento local. Até o trânsito melhorar, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes de carros e ônibus. Um comércio encontrado com frequência em bairro são as lojas de tintas, e uma das vanta- gens do pintor optar por este tipo de estabele- cimento, e também um grande diferencial com- petitivo das lojas especializadas em tintas, é a FIDELIZAÇÃO DO PINTOR LOJAS DE BAIRRO SEMPRE TIVERAM BOA RELAÇÃO COM O PROFISSIONAL DE PINTURA E, QUANDO A PANDEMIA ACABAR, A TENDÊNCIA É A RELAÇÃO MELHORAR personalização e a capacitação técnica no aten- dimento, além de um portfólio mais completo para atender a todas as demandas relacionadas à pintura. O pintor já está próximo às lojas de bairro; além de próximo e fiel, valoriza muito o relacionamento com lojas, e após a pandemia haverá um estreitamento ainda maior nesse re- lacionamento. MOVIMENTO COMPRE DO BAIRRO O Sebrae sempre incentivou o comércio local, mas em época de coronavírus, intensificou a proposta e lançou a campanha #Compredo- Bairro. A principal proposta é profissionali- zar o pequeno varejo brasileiro por meio de capacitação técnica gratuita. A iniciativa de ação socioeconômica nasceu com a ajuda dos empresários Guilherme Weege (Grupo Malwee), Fred Trajano (Magazine Luiza), Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Jean Jereissati Neto (Ambev), Marcel Szajubok (Embelleze), André Street (Stone), Alcione Albanesi (FLC) e Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), com o apoio do Sebrae. As empresas em ques- tão não fazem parte da iniciativa, que é proje- to pessoal das lideranças envolvidas. Gestão Financeira e Contábil, Gestão Fiscal, Marketing Digital, Recursos Humanos, Digitaliza- ção e Experiência do Consumidor são alguns dos temas que estão no rol do programa de conteúdos de atualização profissional ao pequeno varejo, os quais estão disponíveis por meio da plataforma www.movimentocompredobairro.com.br. Além do Sebrae, o conteúdo foi selecionado a partir de curadoria da Endeavor e da consultoria LHH. Para ter acesso, basta que os lojistas interes- sados acessem o portal, podendo futuramen- te se cadastrar para receber atualizações en- viando um e-mail para o seguinte endereço: contato@compredobairro.com.br . Nas redes sociais do movimento no Facebook (@mo- vimentocompredobairro) e no Instagram (@ compredobairro), será possível acompanhar postagens com informações relevantes e de interesse para o setor. Segundo dados oficiais do Sebrae (2019), 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pe- queno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pes- soas no Brasil. Ainda de acordo com a entidade, estima-se que o segmento seja fonte de renda para quase 43 milhões de brasileiros no total. ATRATIVOS DO BAIRRO PARA PINTORES Todos os canais de vendas têm sua importância e postos em destaque, tanto os grandes quanto os pequenos varejos, deixando o mercado mui- to concorrido, como explica Jeanderson Ricar- do Santáguita, proprietário da Tintas Palmares. Apesar da grande concorrência, o consumidor consegue entender diferenças que vão além de preços. “Os home centers acabam oferecen- do alguns itens com preços atrativos, porém a cesta inteira de compra numa loja especializa- da acaba sendo mais vantajosa. De qualquer modo, muito mais importante do que isto é a experiência de compra, desde o atendimento mais personalizado e a assertividade, já que so- mos especialistas”.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=