Show do Pintor Profissional - Edição 212

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 2020 12 EFEITOS DECORATIVOS Pintura com efeitos decorativos não é necessa- riamente novidade. Já existe no mercado há um bom tempo, mas nos últimos três anos, ganhou ainda mais popularidade. Grandes empresas do mercado de tintas têm investido na expansão de seu portfólio, buscando atender aos anseios dos pintores e consumidores que buscam dife- renciação, aconchego e personalização de seus ambientes. As opções são muitas: efeito mármo- re, cimento queimado, tijolo, lousa, geométricos, entre outros possíveis de serem feitos usando a imaginação. HOME OFFICE E AMBIENTES INSTAGRAMÁVEIS Os locais instagramáveis, com paredes diferen- ciadas, móveis bonitos e o uso de plantas, tam- bém estão em alta, o que impulsionou a busca por personalização das paredes, com apelo es- tético e com efeitos únicos, trazendo também outras técnicas à tona, como pinturas geométri- cas, parede bicolor, cimento queimado e outros. A tendência consiste emestruturar de forma dife- renciada e personalizando o ambiente para foto- grafia em diversas plataformas das redes sociais. Patricia Haither, analista de marketing da Futu- ra Tintas, acredita que a tendência é aumentar a procura por ambientes com esta estética. “Uma pessoa vê o efeito numa loja, depois num consul- tório e aí um dia vê na casa de uns amigos. Nesse dia, ela pergunta como foi, quem fez e quanto custou. Ao descobrir que é fácil, que há profissio- DESTAQUES EM TODOS OS MOMENTOS nais incríveis fazendo isso perto dela e que não custa tão caro, vai ficar entusiasmada em fazer também”. VANTAGENS FINANCEIRAS EM APRENDER A TRABALHAR COM EFEITO DECORATIVO Com o aumento da procura por efeitos decora- tivos, cresce também a busca por profissionais capacitados e que saibam fazer esse tipo de ser- viço. Os pintores que estão aptos a atender as tendências conseguem ampliar o seu portfólio de trabalho, podendo oferecer, para os consu- midores e para o mercado de decoração, servi- ços especializados com um preço acima do que geralmente é cobrado para pinturas comuns e básicas, conseguindo aumentar a renda. Fabiana Cristóvão, analista de marketing da Alessi, lem- bra que o pintor pode incrementar seu orçamen- to com a aplicação de efeitos, pois o custo para aplicação por m² é maior do que de uma pintura convencional, o que é uma vantagem financeira e também agrega valor ao seu portfólio. AJUDA NA ESCOLHA Ao contrário do pintor, o cliente não é especia- lista em tinta e, muitas vezes, não conhece to- das as tendências disponíveis. “É importante que todo profissional de pintura inspire o cliente, mostrando fotos de antes e depois, e tenha o seu próprio mostruário, para exibir a sua técni- ca e despertar o interesse do cliente. Na hipóte- se menos afortunada irá, no mínimo, criar uma nova expectativa de perspectiva, fazendo-o ima- ginar totalmente o seu ambiente, ocasionando provavelmente um trabalho futuro”, aconselha Vitor Cybis, gerente de marketing e trade marke- ting da Sherwin-Williams. GUIA DE PRODUTOS FUTURA Oferece a linha de texturas, com quatro tipos de efeitos. A textura rústica riscada; a textura mé- dia, que propicia a criação de vários efeitos de- corativos; o Arenato com partículas de cargas mi- nerais, que oferece uma nuance diferente a cada cor; e a textura lisa versátil. A textura lisa versátil, em mãos habilidosas, faz os efeitos marmoriza- do, cimento queimado e ainda outros tantos. ALESSI A Tintas Alessi disponibiliza ao mercado Efeitos Linha Criativa, produtos que transformam e dei- xam os ambientes diferenciados. Os produtos são de fácil aplicação, práticos e sem sujeira, além de emanarem baixo odor. A Linha Criativa oferece os produtos: Alessi Cimento Queimado, Alessi Efeito Lousa e Alessi Massa para Efeitos. Alessi Cimento Queimado é um produto que pro- porciona um efeito decorativo contemporâneo. “Você pode deixar seu ambiente muito mais atu- al”, observa Fabiana. O produto pode ser aplica- do em ambientes externos e internos de alvena- ria, massa corrida ou acrílica, reboco, concreto, fibrocimento, cerâmica não vitrificada, gesso, texturas e repintura sobre tinta látex. “Alessi Efeito Lousa é mais que uma tinta, o pro- duto transforma ambientes, deixando-os criati- vos e lúdicos. Utilizando o produto Alessi Efeito Lousa, você pode escolher em qual parede apli- car e criar um mural colorido e divertido. Além de decorar, o produto protege suas paredes”, ga- rante a analista de marketing. AS PINTURAS DE EFEITO SEMPRE FIZERAM SUCESSO, MAS EM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, GANHARAM AINDA MAIS POPULARIDADE

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=