Show do Pintor Profissional - Edição 225

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2022 25 ARTIGO ORGANIZAR E AJUDAR O CONSUMIDOR Por: Michel Sentinelo, gerente de marketing e comunicação da Montana Química Ltda Olá, meus amigos! Sempre pensan- do na jornada de compras do con- sumidor, ajudar e direcioná-lo para uma melhor experiência na loja é sempre o objetivo dentro do ponto de venda físico. A criação de um planograma na loja faz toda a diferença no sucesso do PDV. Ah, é claro: planograma é o desenho ou leiaute do posiciona- mento do produto na gôndola ou expositor. A organização e padronização vi- sual geram retornos diretos para impulsionamento de compra por parte do cliente. Para criar um bom planograma, é importante saber os principais produtos de interesse, ou melhor, da lista de compras usual e ficar atento para que nenhum fique de fora. Falando nisso, vamos a uma lista de pontos para avaliar para a criação de um rápido planograma, leve em consideração: Rotina de compras: É importan- te conhecer seu cliente, o que ele compra na sua loja, para organizar conforme a lista de compras. Visibilidade: Deixe sempre as gôn- dolas preenchidas e evite ruptura. Referência x Marca: Tenha as prin- cipais marcas de cada categoria, isso irá puxar as vendas. Critério: De acordo com seu públi- co, defina a melhor estratégia de exposição (valor, categoria, proces- so de pintura entre outros). Lembre-se sempre de facilitar a pega do consumidor, então, dispo- nha embalagens menores em cima e maiores embaixo. E muito impor- tante: deixe a alça do galão para frente para facilitar a retirada da gôndola. Saber colocar o produto certo conforme o tamanho da em- balagem na altura correta não só auxilia na gestão do portfólio, mas também na busca do cliente pelo produto ideal. Categorizar o seu PDV facilitará a rotina do promotor / balconista e principalmente a do consumidor, que navegará facilmente pelas gôndolas, sendo direcionado a partir de seus hábitos de compra. Produtos de giro maior devem ser posicionados no meio da gôndola para criar interesse no momento da compra: isso faz com que o cliente olhe para ambos os lados, gerando fluxo nessas direções. O fato é: dispor o produto para fa- cilitar a sua procura proporciona altas chances de compra. Atenção especial às pontas de gôn- dola, check-out e demais áreas de circulação. São pontos estratégicos para ampliar a visibilidade dos pro- dutos e incentivar a compra de for- ma rápida. Ah, e lembre-se do cross-mer- chandising! Fazer uso desta fer- ramenta auxilia muito no au- mento do carrinho médio de compras. Até a próxima dica!

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