Show do Pintor Profissional - Edição 226

16 SHOWDO PINTOR • DEZEMBRO 2021 REPINTURA EM PLÁSTICO CRESCE DEMANDA POR SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO EM PLÁSTICOS MERCADO APRESENTA GRANDE POTENCIAL, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE RECUPERAÇÃO DE PEQUENOS DANOS, TENDO EM VISTA QUE SE TRATA DE PEÇAS COM ALTO CUSTO E COM GRANDE PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DO CARRO Cada vez mais, o mercado automobilístico utiliza o plástico na substituição das peças metálicas na lataria dos veículos, fazendo com que esse segmen- to esteja em crescente desenvolvimento. A indústria automobilística faz uso cada vez maior desse material, possibilitando reduzir o peso do carro e, consequentemente, auxiliando na diminuição do consumo de combustível. O uso de plásticos é grande, desde partes internas até externas, como pa- ra-choques e faróis. Fabiana Verbickas, líder de desenvolvimento de produtos da Axalta, lembra que, em pesquisa realizada pela Saipriya Iyer, estima-se que o mercado glo- bal de moldagem por injeção de plástico deverá valer cerca de US$ 345 bi- lhões em 2024, sendo que um dos principais setores que estão contribuin- do com esse avanço é o automotivo. “Com isso, o mercado de restauração acompanha o crescimento e as tendências do setor.” É um mercado de grande potencial, principalmente na área de recupera- ção de pequenos danos, tendo em vista que se trata de peças com alto custo e com grande participação na composição do carro. Conforme o crescimento do mercado automotivo, a demanda por serviços de restauração aumenta. Isso se deve ao fato de a restauração ser mais vantajosa do que a troca da peça danificada. A regulamentação da veloci- dade e as vagas de estacionamento cada vez menores resultam em danos nas peças plásticas, como para-choques e retrovisores, que são danifica- dos em pequenas batidas ou ralados nas vagas, aumentando a procura pela restauração em peças plásticas. DESAFIOS Há uma preocupação no mercado com relação à eficiência dos produtos para pintura em plásticos, por se tratar de um substrato flexível e de di- fícil adesão da pintura, o que poderia acarretar desplacamento. Alonso Romero, gerente técnico da Skylack, descreve que, com a tecnologia dos produtos destinados à pintura em plástico, o pintor pode ficar tranquilo, pois seguindo as orientações dos fabricantes, o sucesso do trabalho é ga- rantido. Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico da unidade de revenda da Anjo Tintas, acredita que o desafio da engenharia de materiais é o desenvolvimento de novos compósitos para a substituição total ou parcial dos derivados de petróleo, utilizando alternativas de fontes renováveis ou materiais sintéticos. LIMPEZA PARA UM BOM REPARO O primeiro passo para a restauração da peça plástica é identifi- car o tipo de dano causado e a possibilidade de reparo. Deve-se manter a integridade da peça e, principalmente se forem peças de segurança, não devem ser reparadas. O segundo passo é iniciar o processo de limpeza da peça, usando água e detergente neutro, além do uso de um de- sengraxante, com a finalidade de eliminar todas as sujeiras e gorduras encontradas na superfície. “Após a secagem da peça, antes da aplicação dos produtos específicos para plás- tico, deve ser feito o lixamento”, explica Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas. Sandro Lemos, gerente de segmento de mercado da AkzoNobel, detalha o processo de reparação, focando na repintura de peças plásticas, especificamente de para-choques, enfatizando a impor- tância da limpeza da peça, antes da aplicação da seladora, para minimizar risco de falta de aderência. “Lavar as partes internas e externas da peça com água e sabão neutro, secar com ar, passar esponja abrasiva com desengraxante que tenha propriedade an- tiestática e com um pano limpo, aplicar desengraxante e, logo em seguida, passar pano limpo e seco sobre a peça.”

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