Show do Pintor Profissional - Edição 233

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2022 34 PROJETO SOCIAL SAINT-GOBAIN PROMOVE CAPACITAÇÃO ÀS MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARTICIPANTES DO CORAL MULHERES NA COR VISITAM A CASACOR SÃO PAULO PROGRAMA CAPACITA MÃO DE OBRA FEMININA DE PARAISÓPOLIS PARA ATUAREM COMO PINTORAS DECORATIVAS PROFISSIONAIS Iniciativa soma 80 horas de treinamentos, incluindo noções básicas sobre empreendedorismo Com o objetivo de impulsionar a presença feminina em obras de construção a seco, a Saint-Gobain está desenvolvendo o projeto REFORMA (Recruta- mento, Seleção e Mulheres em Ação). A iniciativa faz parte do programa de Intraempreendedorismo INPULSE e está em etapa de validação. O objetivo nesta primeira turma piloto é formar até 20 mulheres e a capacitação acontecerá na Fábrica Quartzolit de Jandira (SP). A ação conta com 80 horas de treinamentos contendo uma introdução de edificações, um módulo intensivo de construção a seco e noções básicas sobre empreendedorismo. Além deste projeto, a empresa conta com ações em parceria com a ONG Mulher em Construção, como workshops realizados para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e palestras disponíveis a todos os públicos. ENTRE OS PROJETOS ESTÃO PALESTRAS, TREINAMENTOS E WORKSHOPS IMPULSIONANDO A PRESENÇA DAS MULHERES EM OBRAS No dia 8 de setembro, 16 participantes do programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel que reúne empresas com o objetivo co- mum de transformar histórias femininas por meio da profissionalização, vi- sitaram a edição paulistana da CASACOR. As futuras pintoras realizaram uma visita guiada pelos ambientes assistiram a uma palestra sobre cores, inspirações e tendências realizada por Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel, e Priscila Perez, es- pecialista em Cores da AkzoNobel. Foi da necessidade de inclusão e empoderamento feminino no mercado de trabalho e, principalmente, nas comunidades que surgiu o programa Coral Mulheres na Cor, que iniciou sua primeira turma em junho, levando conhe- cimento e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade, para que tenham melhores condições para buscar oportunidades de trabalho. De acordo com pesquisa realizada em dezembro de 2021 pela Abrapp, Asso- ciação Brasileira de Pintores Profissionais, as mulheres representam apenas 10,5% dos membros da entidade, indicando que elas ainda estão sub repre- sentadas no mercado de pintura e que esse ainda é um setor com muitas oportunidades em representatividade. Para estimular a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilida- de. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da Améri- ca Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parcei- ros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala En- genharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes. O público-alvo da iniciativa são mulheres maiores de 18 anos, com escola- ridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, que fossem chefes de família com depen- dentes em idade escolar.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=