Show do Pintor Profissional - Edição 233

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2022 8 REPAROS AUTOMOTIVOS - EMPAPELAMENTO E FITAS Modelos seminovos e usados estão na moda. Vamos usar a pesquisa da FIPE (Fundação Ins- tituto de Pesquisas Econômicas) realizada no período de janeiro de 2020 a maio de 2022. Os preços de veículos seminovos de até três anos tiveram uma alta de 70,8% e o de usados, entre 3 a 10 anos, a evolução atingiu os 56,7%. O segmento de SUVs registrou aumento de 22,9% em relação aos sedãs e mais 7,3% na comparação com os hatchbacks. Roger Laughlin, CEO da Kavak (startup de compra e venda de carros usados que em 2021 negociou mais de 13 mil veículos), em recente entrevista ao Estadão, disse que o Brasil é o terceiro maior mercado de carros usados do mundo, atrás só dos Estados Unidos e da China. Ao pegarmos as locadoras como exemplo é pos- sível notar que as compras de veículos por essas BEM REPARADO MERCADO DE SEMINOVOS E USADOS EM ALTA ACELERA USO DE PRODUTOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS AUTOMOTIVOS empresas cresceram 85,4% no Brasil na compa- ração entre os dois primeiros trimestres do ano. Nos primeiros três meses foram emplacados 78.578 automóveis e comerciais leves, enquanto no segundo trimestre o total de compras do se- tor saltou para 145.720 unidades. Dessa forma, as compras de janeiro a junho che- garam a 223.967 unidades, que representaram 49,3% do total de veículos adquiridos por loca- doras ao longo de todo o ano passado. As estatís- ticas são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), obtidas junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). “Estimamos que o mercado automotivo brasilei- ro siga em crescimento, assim como os produtos de empapelamento. A recuperação econômica de 2022 somada a falta de disponibilidade de ve- ículos das montadoras que ainda não foi 100% sanada fez o consumidor aplicar seu dinheiro na reparação de seus bens ao invés da aquisição de novos. Para 2023, estimamos que o mercado continue crescendo”, avalia Francine Vilalta Chi- liatto, gerente de Marketing - Divisão de Repara- ção Automotiva da 3M.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=