Show do Pintor Profissional - Edição 236

SHOW DO PINTOR • JAN FEV 2023 16 VITRINE Uma iniciativa da Paulo Cardoso Comunicações, em parceria com empresas de arquitetura, de produção de madeira tratada, painéis de madei- ra, energia solar, de sustentabilidade, decoração e construção civil, vai transformar um imóvel na Grande São Paulo na primeira casa de alvenaria sustentável do Brasil. A obra faz parte do projeto intitulado “My Wood Home” e irá utilizar madei- ra de reflorestamento, além de água de reúso, entre outras soluções verdes. O projeto é da Scali Wood+Arch, que reformará uma casa localizada entre os municípios de Jun- diaí e Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O imóvel, que tem cerca de 400 m² de área cons- truída, passará a ter 450 m². “Vamos fazer um retrofit, que é a modernização INICIATIVA VAI CRIAR PRIMEIRA CASA DE ALVENARIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL PROJETO DE RETROFIT CONTARÁ COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, MADEIRA DE REFLORESTAMENTO, ÁGUA DE REÚSO E ENERGIA SOLAR; IMÓVEL SERVIRÁ DE MODELO PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL dessa casa, da década de 90. O projeto prevê uma construção híbrida, mesclando estruturas de madeira com vedações diversas. Um dos nos- sos objetivos é mostrar o quanto a madeira é prática, barata, confortável e sustentável”, afirma Silvia Scali, arquiteta responsável pelo projeto. Segundo levantamento do Green Building, en- tre 2019 e 2021, o número de projetos com esta preocupação ambiental cresceu 22% no Brasil. O instituto ainda aponta que o Brasil já é o quinto país do mundo com mais construções no padrão ESG (sigla, em inglês, para práticas ambientais, sociais e de governança). O projeto começou a ser idealizado ainda em 2008 após uma viagem do proprietário do imóvel, o jor- nalista PauloCardoso, CEOda PauloCardosoComu- nicações e idealizador do congresso e do workshop My Wood Home, para a Argentina, onde conheceu projetos sustentáveis com madeira. A previsão é concluir a reforma até o final de 2023. A ideia é que tanto o projeto de modernização quanto o imóvel sirvam de modelo para a cons- trução civil brasileira, para as empresas parcei- ras do projeto poderem usar o espaço como um showroom e, principalmente, para que sejam realizados workshops para estudantes de arqui- tetura e engenharia civil. “Atualmente, todas as empresas precisam ado- tar um olhar mais atento para as práticas de ESG. A construção civil brasileira é exemplo de seg- mento que caminha na direção de projetos mais sustentáveis. Temos certeza de que essa inicia- tiva ajudará o mercado a entender ainda mais a importância da madeira nos projetos”, afirma Silvio Lima, especialista em madeiras e gerente da unidade industrial da Montana Química, mul- tinacional brasileira parceira do projeto. A parceria incluirá ajudar no tratamento e pre- servação da madeira de eucalipto roliço das es- truturas, dos decks, das portas, das janelas e dos pisos. Por fim, a empresa também oferecerá as texturas e soluções de seu catálogo. HOMENAGEM AO REI DO FUTEBOL TINTAS MC E SUVINIL HOMENAGEIAM PELÉ NA TIME SQUARE DURANTE O FUNCIONAMENTO DA BOLSA DE NY A rede de franquias Tintas MC e a Suvinil fizeram uma homenagem à altura do Rei Pelé, na Time Square, em Nova Iorque. A homenagem aconteceu no último dia 13 no famoso painel digital 3D da Nasdaq. Foram 100 inserções, cada uma com 15 segundos, que foram exibidas durante o funcionamento da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Pelé sempre teve uma relação muito próxima com a empresa. Era amigo pessoal do Sr Manoel, fundador da marca, participava ativamente do dia a dia da Tintas MC e fazia questão de estar nas inaugurações de lojas, inclusive foi ga- roto propaganda da marca no passado. Foi o próprio Pelé que insistiu para o Manuel ser presidente do Santos F C nos anos 80. “Nossa marca deve muito ao Pelé por ter chegado onde chegou. A maior rede de lojas de tintas do Brasil”, salienta o atual CEO da rede, Renato Sá. A campanha foi desenvolvida pela Agência Fivetier, de NY. No Brasil, a Tintas MC também fez homenagens em jornais de Santos e nas redes sociais. Segundo o CEO da rede, apresentar a marca em um dos locais mais visitados no mundo, reforça o quanto a empresa cresceu nos últimos anos de forma planejada e sustentável. “Há alguns anos planejamos estar em todo o Brasil e estamos muito próximos dessa conquista. E a bandeira brasileira nesta arte significa isso. E, quem sabe, teremos nos próximos anos algum voo internacional da nossa marca”, finaliza Sá.

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