Publicidade
Anuncie

BASF reconhece projetos de colaboradores relacionados à Gestão e Inovação

14/12/2016 - 17:12

Reconhecer o trabalho de seus colaboradores, incentivar a inovação e estimular o desenvolvimento sustentável da BASF são os objetivos do Prêmio BASF de Excelência. Há 19 anos, o prêmio seleciona anualmente projetos nas áreas de Gestão e Inovação implementados com sucesso pelos colaboradores na região da América do Sul. A empresa busca projetos que cooperaram significativamente para o fortalecimento das unidades de negócios, além de reforçarem os pilares da estratégia da BASF para a região até 2025.

Para eleger os vencedores, a empresa tem um processo de avaliação 360º. Os projetos são avaliados por comitês formados pela diretoria da empresa e membros das áreas financeira, excelência operacional, comunicação, sustentabilidade e áreas técnicas, além de um time de avaliadores externos. Juntos, eles ponderam os trabalhos, procurando por resultados significativos e soluções inovadoras para melhorar a gestão dos processos e dos produtos da BASF. Dessa forma, a empresa premia projetos que tenham resultados nesses dois focos.

“A BASF acredita que uma economia de sucesso deve estar alinhada à responsabilidade social, ambiental e econômica e também estar aberta à identificação e implementação de novas ideias. Com o Prêmio BASF de Excelência, buscamos reconhecer as iniciativas de colaboradores que buscam o desenvolvimento sustentável e que estão comprometidas com nossa estratégia para a América do Sul”, destaca Maria Gorette Fernandes, gerente de Excelência Operacional da BASF para a América do Sul.

Conheça os vencedores do Prêmio BASF de Excelência 2016:

Inovação em Processo - Excelência Lean na Fábrica Suvinil - Demarchi, Brasil

Após uma avaliação criteriosa, verificou-se a necessidade de mudar o modo de trabalho na fábrica de tintas decorativas, com o objetivo de tornar as operações mais simples e com maior eficiência. Ao final do primeiro ano de projeto, foi possível observar diversos ganhos quantitativos e qualitativos, como: aumento na capacidade, produtividade e satisfação e motivação dos colaboradores, redução na complexidade das tarefas e melhoria na comunicação e no entrosamento entre as áreas.

Inovação em Produto - Extractos de Quillay - Concón, Chile

A partir dos extratos da árvore de Quillay, típica do Chile, foi possível desenvolver diversos produtos biológicos para o controle de nematoides em cultivos como frutas, citros, flores, tomate e vegetais. Atualmente, a BASF está realizando testes no Peru para aplicações voltadas à nutrição animal e, no Brasil, os estudos estão avaliando a utilização do extrato em produtos voltados para o mercado de cosméticos.

Gestão de Área de Negócio - Redução de Perda de Metal - Indaiatuba, Brasil

O projeto teve como objetivo principal a redução de custos com perdas de metais preciosos durante uma das etapas do processo produtivo dos catalisadores. Ao final do trabalho, a BASF conseguiu reduzir consideravelmente os tempos de sopro da revestidora, tornando essa etapa da produção mais eficiente e com menor perda de metal precioso.

Gestão de Área Funcional - Guia Rápido de Sepro - Guaratinguetá, Brasil

O “Guia Rápido de Sepro” é uma iniciativa inovadora que tem como objetivo ser um guia de bolso para a prevenção de acidentes em indústrias químicas. É uma forma de transformar um tema considerado técnico e complexo em uma fonte de consulta compreensível e acessível a todos os colaboradores.

  Mais notícias