Publicidade
Anuncie

Abrafati realiza Jantar de Confraternização

14/12/2016 - 17:12

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas - Abrafati - realizou no dia 7 de dezembro, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, o Jantar de Confraternização, onde reuniu parceiros, associados e personalidades do setor de tintas.

Na ocasião, Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati, comentou sobre o ano de 2016. “Este foi um ano difícil, e com uma expectativa muito grande do que aconteceria com a nossa política, com todas as incertezas e que culminaram com o impeachment. O impacto na economia resultou numa profunda recessão, foi o pior ano da história da indústria de tintas no Brasil, e com certeza, foi o pior ano para muitos setores. Isso foi consequência da administração que tivemos nos anos que se precederam e causaram profundo resultado negativo ao longo de 2016. Afetou, como conseqüência, os mercados que atendemos, como construção civil, indústria automobilística, indústrias de infraestrutura, com resultados tão negativos. E o que a Abrafati fez durante este ano foi procurar contribuir com seus programas, juntamente com as outras associações de classe do setor produtivo. Lutamos contra as dificuldades encontradas, procuramos negociar com o governo, para trazer as melhores condições possíveis para amenizar o impacto negativo.”

Ferreira ainda deu sua previsão para o próximo ano. “Quando olhamos para 2017, ainda vemos um ano difícil, mas esperamos uma estabilidade econômica, reverter essa queda de desempenho do nosso PIB, e que tenhamos uma retomada de crescimento, mesmo que ainda seja pequena.”

Já Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati, enfatizou a importância de trocar experiências e situações muito além da realidade e das dificuldades do mercado. “Temos que fazer algo para mudar o futuro. Passamos por um ano difícil, inclusive é o terceiro ano consecutivo de queda no mercado de tintas, isso é um grande motivo de preocupação, pois gera um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor de tintas. Por isso, estamos trabalhando com foco em tentar minimizar e dar uma virada para o crescimento no ano de 2017. Estamos trabalhando com uma campanha para tentar incentivar o consumo das nossas tintas e, obviamente, capitalizar os programas do governo dos diferentes programas das outras associações que podem nos ajudar a aquecer o mercado de tintas.”

Personalidade Abrafati

Durante o evento, a Abrafati também fez uma homenagem a Carlos Celso Russo, que recebeu o título de Personalidade Abrafati, por seu relevante papel de desenvolvimento ao setor de tintas.

Sempre atento aos aspectos técnicos e às inovações, Russo dedica-se há 58 anos ao setor, a maior parte dos quais à frente da Adexim-Comexim, empresa que se tornou uma referência no fornecimento de especialidades químicas e de equipamentos para laboratórios, graças à seriedade do trabalho desenvolvido e à decisão de priorizar os produtos top de linha.

Seu cuidado em oferecer o que existe de melhor nessas áreas trouxe uma grande contribuição para o progresso da indústria, pois muitos dos produtos comercializados foram trazidos ao País por ele de forma pioneira, ampliando as possibilidades de formulações, elevando os padrões técnicos e ajudando os fabricantes de tintas a avançar.

Seu apoio ao Congresso e sua participação, desde o início, na Exposição da Abrafati estão alinhados a essa preocupação permanente com a excelência e a atualização de conhecimentos. Foi isso que o levou também a promover seminários técnicos com a participação de especialistas de suas representadas. “Carlos Russo merece ser reconhecido por sua trajetória profissional, que trouxe uma inestimável contribuição à indústria. Sua atuação tem sido extremamente valiosa para o desenvolvimento do setor, impulsionando a inovação nas tintas”, afirmou Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

Prêmio Abrafati

No Jantar de Confraternização, a Abrafati também entregou o 17º Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas. Foram contemplados os autores de três estudos que se destacaram pelo elevado nível técnico e pela preocupação com a sustentabilidade.

O primeiro lugar coube a um grupo de pesquisadores ligados à Universidade Federal de Pernambuco e à Universidade Federal Rural do mesmo estado, graças a uma pesquisa sobre a adição de resíduos da indústria vinícola na formulação de uma tinta anti-incrustante para aplicação marinha.  Os autores são: Patrícia Lopes Barros de Araújo, Telma Maria Guedes da Silva, Kátia Aparecida da Silva Aquino e Elmo Silvano de Araújo, tendo como orientadora a professora Tania Maria Sarmento Silva.

Com o trabalho intitulado “Síntese direta de metil isobutil cetona a partir de isopropanol em catálise heterogênea”, classificaram-se em 2º lugar o estudante de Engenharia Química Carlos Henrique Furtado da Cunha como autor, os professores José Maria Corrêa Bueno e Márcio José da Silva como coautores e o professor André Gustavo Sato como orientador - todos eles ligados às universidades federais de Viçosa e de São Carlos.

O 3º lugar ficou com outro grupo de pesquisadores acadêmicos, ligados à Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, por um estudo sobre a transformação de resíduos de alumínio e ferro em pigmentos inorgânicos sintéticos. As autoras são as estudantes de Química Dienifer Fernanda Lopes Horsth e Ketlyn Wolfart Borth, tendo como coautores Mariane Dalpasquale, Filipe Quadros Mariani e Marcelo Muller, sob a orientação do professor Fauze Jacó Anaissi.

“Foram inscritos trabalhos de alto nível, mostrando que no Brasil há muita gente fazendo bons estudos e pesquisas relacionados às tintas. O objetivo do Prêmio, de estimular essa atividade, está sendo plenamente atingido, tendo impacto direto no desenvolvimento científico e tecnológico do nosso setor e na busca de soluções cada vez mais sustentáveis”, afirma Ferreira.

Homenagem Petrobras

Aproveitando a oportunidade, a Petrobras realizou uma homenagem às empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade - Tintas Imobiliárias. Ao todo são 35 empresas que hoje compõe o programa, sendo que na ocasião 23 empresas receberam a homenagem, e as outras 12 receberão posteriormente.

As empresas homenageadas no evento foram: AkzoNobel, Anjo, BASF, Cartint, Dacar, Dovac, ECTX, Elit, Euroamerican, Hydronorth, Ibratin, Irajá, Killing, Montana, Nacional Arco-Íris, PPG, Renner Sayerlack, Resicolor, Sherwin-Williams, Alessi, Real, Universo e Vinicolor.

As demais empresas que receberão posteriormente são: CD Max, Fibra Colt, Fortex, Hidrotintas, JRI, Luztol, Maza, Nova Rocha, Hidracor, Iquine, Revprol e Verbras.

  Mais notícias