Publicidade
Anuncie

Sitivesp apoia e coordena estas atividades junto a prefeitura de São Paulo

07/02/2017 - 17:02

Obra de Tomie Ohtake, na Avenida 23 de Maio, passa por limpeza e restauro

Operação SP Cidade Linda e parceria com o Instituto Tomie Ohtake realizaram revitalização do monumento, que homenageia os 80 anos da imigração japonesa na capital. O monumento projetado pela artista Tomie Ohtake para homenagear os 80 anos da imigração japonesa teve as cores renovadas. Instalada no canteiro central da Avenida 23 de Maio, a obra foi limpa pela Operação Cidade Linda e restaurada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake.

A artista, falecida em 2015, nasceu no Japão e viveu por quase 80 anos no Brasil. O monumento, inaugurado em 1988, comemora os 80 anos da chegada do primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil em 1908, a bordo do navio Kasato Maru. É composto por quatro lâminas de concreto armado que representam quatro gerações de japoneses no país.

A obra está localizada na principal ligação entre as regiões Norte e Sul da cidade, na altura do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Cada lâmina tem cerca de 40 metros de comprimento, 4 metros de altura e dois metros de largura. Em 14 de janeiro, as estruturas passaram por serviços de limpeza, realizados por uma equipe de 12 pessoas com uma máquina antares (de alta pressão). A lavagem retirou os resíduos de poluição e a tinta de pichações.

Em seguida, no dia 16 de janeiro, uma equipe de restauro lixou a obra, para retirada da tinta, e aplicou uma base que prepara o concreto para a pintura.  O próximo passo foi a pintura das lâminas nas cores amarelo, laranja, verde e azul, conforme as orientações deixadas pela artista. “A pintura da parte interna das ondas já foi refeita três ou quatro vezes. A Tomie mudava as cores e decidimos manter o último projeto, que ela acreditava que deixava a escultura mais leve”, explica Ricardo Ohtake, filho da artista e diretor do Instituto Tomie Ohtake. A última repintura da obra ocorreu há 7 anos.

A restauração é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e pela Coral, marca de tintas da empresa AkzoNobel. “A recuperação é importante para a cidade, e não para a família. A população precisa respeitar as obras de arte e a arquitetura que estão nas ruas”, avalia Ricardo Ohtake.

A recuperação da obra integra as atividades da operação Cidade Linda, que atou na última na Avenida 23 de Maio, no trecho  entre a Praça da Bandeira e a região do Parque Ibirapuera, em ambos os sentidos. As formas onduladas do monumento também foram valorizadas com a renovação da iluminação do local. Durante a ação, duas das doze luminárias do local foram trocadas.

  Mais notícias