Publicidade
Anuncie

Relatório entregue ao Ministro Sarney Filho mostra que setor empresarial cumpre metas em relação aos resíduos sólidos

07/02/2017 - 17:02

Integrante do Acordo Setorial de Embalagens, Abrafati é uma das responsáveis pelos resultados positivos

No último dia 01, representantes do grupo Coalizão Embalagens entregaram ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, um relatório parcial com os resultados de suas ações relacionadas ao atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Formado por 28 entidades empresariais de setores que produzem e utilizam embalagens, entre as quais a Abrafati, o grupo assinou em 2015 um acordo setorial em que se compromete com metas ligadas à reciclagem e à gestão eficiente de resíduos sólidos.

O relatório mostra que foram registradas ações em 422 municípios, alcançando 51,2% da população brasileira. As ações envolveram apoio à estruturação e ao trabalho de cooperativas, assim como a instalação, estruturação e manutenção de pontos de distribuição voluntária (PEVs). A indústria de tintas teve participação importante nesses resultados, atuando via Prolata Reciclagem para a destinação adequada de embalagens de aço e por meio de acordo com a Ancat (Associação Nacional dos Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis) para embalagens de plástico, papel e papelão.

O ministro elogiou o trabalho, salientando que as metas do acordo foram cumpridas, mesmo com a crise enfrentada pelo país nos últimos anos.

“O trabalho desenvolvido por todos os setores reunidos na Coalizão é sério e vem trazendo resultados concretos. A indústria de tintas tem feito a sua parte e continuará a investir em ações de conscientização e na criação de estruturas que favoreçam a reciclagem, para que as embalagens pós-consumo tenham a destinação adequada”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati. 

  Mais notícias