Publicidade
Anuncie

Alterações na direção da BASF evidenciam compromisso com a equidade de gênero

20/03/2017 - 13:03

O Conselho Fiscal da BASF SE nomeou Saori Dubourg, de 45 anos, para o Conselho Administrativo Global a partir de 13 de maio de 2017. Mudanças também aconteceram na diretoria brasileira. Gisela Pinheiro é a nova vice-presidente de Materiais e Soluções Funcionais da BASF para a América do Sul. Em Camaçari, Tania Oberding assume o cargo de diretora industrial do Complexo Acrílico da BASF e Bárbara Ubaldo se torna a nova diretora de Compras de Matérias Primas da BASF na América do Sul. As mudanças na direção da empresa evidenciam sua confiança na liderança feminina, que já chega a 29% dos cargos desse nível na região.

Saori Duborg é a responsável pela divisão de Saúde e Nutrição da BASF globalmente, desde 2013, e está na empresa há 21 anos. Formada em Gestão Estratégica e Marketing Industrial pela Universidade de Trier, na Alemanha, a executiva foi presidente da operação da BASF Ásia-Pacífico além de Vice-Presidente Sênior de RH Global na área de Gestão Executiva e Desenvolvimento.

A nova vice-presidente de Materiais e Soluções Funcionais da BASF para a América do Sul, Gisela Pinheiro, tem uma expertise no setor químico desde 2004. Graduada em Economia pela Northern Michigan University, nos Estados Unidos, e com MBA Executivo em Finanças pelo Insper São Paulo, a executiva já passou por importantes empresas como Ernest & Young e Dow Chemicals, na qual foi diretora da área de Poliuretanos e Cloro-Álcali para a América Latina. Além disso, Gisela participa ativamente de fóruns e grupos de discussão sobre empoderamento feminino e inclusão da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no mercado de trabalho.

Tania Oberding iniciou sua carreira na BASF, em Guaratinguetá, há 24 anos na unidade de negócios de Materiais de Performance. Graduada em Química pela Universidade de São Paulo e com MBA em Gestão de Empresas pela FGV, Tania atuou nas produções em Guaratinguetá, Curitiba, Chile e Argentina. Em meados de 2016, iniciou treinamento na Europa em fábricas de Ácido Acrílico, Acrilato de Butila e Materiais Superabsorventes para auxiliar em sua atuação como diretora da unidade de Camaçari.

Já Bárbara Ubaldo iniciou sua carreira na BASF em 2010, como líder da Auditoria Interna na América do Sul e, em 2014, assumiu a liderança do South America Excellence Program, o programa de excelência da BASF na região. Com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Projetos e Auditoria Interna e Externa, ela também ocupou posições executivas nas empresas Syngenta Proteção e Cultivos e Deloitte. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, possui MBA em Gestão Financeira e Risco pela FIPECAFI- USP, pós-graduação em Governança Corporativa e Mercados de Capitais pelo BI International, além de outros cursos voltados para inovação e governança.

As novas mudanças nas diretorias globais e na brasileira evidenciam a importância de perfis diversos dentro da BASF. A busca pela melhor equipe faz parte da estratégia de negócios da empresa, especialmente quando falamos sobre a equidade de gêneros nas equipes. Atualmente, as mulheres representam 31% do quadro de colaboradores na América do Sul (dados de 2015), já em posições de liderança a participação delas é de 29%, o que representou um aumento de 50% nos últimos 5 anos. Esses números colocam a BASF na América do Sul em destaque em relação às demais regiões da empresa pelo mundo, já que a média global é de 19,5% de mulheres em cargos de liderança. A estratégia global da companhia para 2021 é alcançar um percentual entre 22% e 24% de mulheres em cargos de liderança e, nesse sentido, os resultados sul-americanos já são referência.

  Mais notícias