Publicidade
Anuncie

Desafio Imagine Chemistry da AkzoNobel recebe mais de 200 ideias sustentáveis

31/03/2017 - 09:03

A iniciativa Imagine Chemistry - AkzoNobel Chemicals Startup Challenge da AkzoNobel, multinacional holandesa dos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas, recebeu mais de 200 ideias inovadoras de startups da área química, cientistas, grupos de pesquisa e estudantes de todas as partes do mundo - além de 650 contribuições enriquecedoras, de 22 países de todos os continentes, na plataforma aberta. Na América Latina, foram 15 sugestões, o Brasil liderando em número de projetos, com seis inscritos.

Desenvolvida juntamente com a KPMG, o projeto Imagine Chemistry foi lançado para ajudar a resolver desafios relacionados com a química do dia-a-dia, como encontrar formas de revolucionar a reciclagem de plásticos, além de descobrir oportunidades sustentáveis para o negócio de Especialidades Químicas da AkzoNobel.

A partir das 200 inscrições recebidas, a AkzoNobel selecionará 20 finalistas para participar de um evento de três dias, que acontecerá em junho na principal unidade de pesquisa da empresa, localizada em Deventer, na Holanda.

"Ficamos muito impressionados com a quantidade de inscrições, bem como com a qualidade delas", disse Thierry Vanlancker, membro do Comitê Executivo da AkzoNobel responsável por Especialidades Químicas. "Isso reafirma nossa crença de que há um enorme potencial, mesmo no campo da química madura. Estamos ansiosos para começarmos a trabalhar com os vencedores, expandindo e transformando suas ideias em realidades comerciais com reais impactos globais".

A iniciativa Imagine Chemistry busca soluções em cinco áreas:

•          Reciclagem de plásticos
•          Sites químicos livres de águas residuais
•          Alternativas à base de celulose para substituir produtos sintéticos
•          Surfactantes e espessantes biológicos e biodegradáveis
•          Fontes de etileno com base biológica

Há também desafios abertos para ideias mais amplas em duas outras áreas: tecnologia e química altamente reativa; e alternativas sustentáveis às tecnologias atuais.

A iniciativa é parte de uma abordagem integrada que visa expandir ainda mais a capacidade de inovação da AkzoNobel e assim dar mais suporte às ambições de crescimento da empresa. "Nós colocamos inovação e sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos", acrescentou Vanlancker. "Nossa ambição estratégica é oferecer um portfólio de produtos imbatível em todos os nossos mercados e queremos conquistar isso com inovação colaborativa e aberta".

As recentes inovações de Especialidades Químicas da AkzoNobel incluem o Bolikel XP, um micronutriente biodegradável de última geração que combate de forma eficaz a deficiência de ferro em plantações; e o E Berol DR-B1, um surfactante seguro e sustentável para aplicações de limpeza envolvendo liberação direta e que serve tanto para fins comerciais quanto residenciais.

  Mais notícias