Publicidade
Anuncie

Público lota o Fórum Paint & Pintura Rio de Janeiro

08/06/2017 - 14:06

Profissionais aproveitam a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações do setor e comparecem em massa ao evento

O 31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sudeste -, que está acontecendo no Hotel Novo Mundo, Praia do Flamengo, 20, na cidade do Rio de Janeiro, teve início esta manhã com “casa cheia” para prestigiar o evento que está trazendo palestras técnicas e de gestão sobre as mais recentes novidades do setor de tintas. O encontro tem como patrocinadoras empresas importantes do setor, como Abrafati, Brenntag, Covestro, Intertox, Lanxess, Grupo MAST, MCassab, quantiQ, Rentank, Serra Branca, além de contar com o apoio da Rácz, Yamaga & Associates e do Sintirj.

A palestra plenária de abertura com o tema: "Mercado brasileiro de tintas em transformação", foi apresentada por Francisco Racz, sócio na Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associates, profissional com 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina. Na palestra se propôs uma revisão do mercado, com discussão do foco em valores e seu impacto nas posições no mercado e produtividade industrial. Foram revistas as projeções para o futuro e o potencial para uma possível revolução no ambiente competitivo.

Para falar sobre "Tecnologia e inovações para coatings industriais de alta performance", a Brenntag Química levou Ricardo Matos (coordenador técnico da Brenntag, e Tammy Fukuoka (Technical Service & Development Dow Coating Materials). Seguindo as tendências e necessidades do mercado para desenvolver produtos a base água e base solvente com alta performance, esta palestra teve como principal objetivo abordar produtos essenciais para uma formulação diferenciada, bem como apresentar algumas tendências no mercado de coatings base água e solvente de alta performance para aplicação em madeira, manutenção industrial, concreto e demarcação viária que conferem valor e qualidade nas aplicações. Ter hoje uma gama de produtos de qualidade para trabalhar é extremamente importante mas, os resultados ficam ainda melhores quando conhecemos a fundo os produtos e sinergias que existem entre eles.

"Soluções em epóxi para revestimentos industriais" foi o tema da palestra de Ana Amélia Horta, coordenadora de desenvolvimento de produtos da MCassab, e Thiago Faria, da área de desenvolvimento e suporte técnico em produtos epóxi na Olin, onde foram apresentadas as soluções e a ampla linha da Olin em resinas epóxis, agentes de cura e diluentes reativos para o mercado de revestimentos.

A palestra "Poliuretanos e Poliaspárticos - Eficiência e vantagens dos sistemas de baixo VOC", foi proferida por Ana Paula Alonso Cardoso, assistente técnica para tintas e revestimentos da Covestro. Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas? As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos. O público pode conhecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos.

"Os diferenciais dos pigmentos inorgânicos na industria de tintas" foi o tema abordado por Denilson Marques, product & business development Latam da Lanxess, encerrando as palestras da manhã. Em linha com a demanda do mercado cada vez mais competitivo, globalizado e regulamentado, a busca por produtos de alta performance aumenta rapidamente. A Lanxess, utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresentou sua linha de produtos premium e seu novo e sustentável processo de produção Ningbo Process, através do qual é possível conseguir óxidos de ferro vermelhos com tonalidades saturadas e alto brilho, facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. Essa linha de produtos é denominada New Red.

Palestras da tarde

Na parte da tarde, Marco Storel, CEO, e Dario Mendonça, executivo de vendas do Grupo MAST, vão apresentar a palestra " Ensaios modernos de corrosão", onde será possível conhecer os últimos avanços nas técnicas de testes de corrosão e como melhorar a correlação entre ensaios acelerados e exposição natural. Esta apresentação irá se concentrar na tecnologia de testes de corrosão em laboratório e sua evolução ao longo dos últimos cem anos.

Sérgio Rubio, coordenador técnico da quantiQ, vai abordar o tema "Evonik - soluções em agentes de cura para sistemas protetivos de alto desempenho". Baixo custo, produtividade e desempenho são características desejadas em todos os mercados, principalmente quando se fala em altos volumes e grandes áreas pintadas, como no mercado de revestimento protetivo. Com base nisso, a Evonik apresentará duas tecnologias que atendem a necessidade de baixo custo que viabiliza as aplicações e uma tecnologia diferenciada, de alto desempenho, conhecida como Policarbamida. A primeira se trata de uma poliamida modificada que se posiciona, em termos de custo-benefício, entre as poliamidas convencionais e as de alta performance, apresentando baixo nível de uso e excelentes propriedades: ampla faixa de trabalho e cura, resistência química e corrosiva, resistência ao descolamento catódico etc. Junto à essa tecnologia de Policarbamida vem dois produtos que se destacam por seu rápido tempo de liberação de área, aliado à resistência ultravioleta e flexibilidade, muito apropriados para aplicações DTM (direto ao metal) e acabamentos.

A Rentank levará a palestra "Embalagem para transporte de produtos perigosos e nova Resolução 5.232", que será apresentada por Johnny Camargo Ferreira, supervisor técnico, e abordará quais produtos perigosos necessitam de embalagem para transporte, também quais as garantias de segurança de embalagens que temos hoje, sanções legais em casos de infração e também obrigações para o transportador, com atualização da nova resolução da ANTT 5.232/2016.

O tema sustentabilidade está cada vez mais sendo discutido no mercado de tintas e será abordado na palestra de Gustavo Paranhos, gerente de meio ambiente na empresa de consultoria em segurança química Intertox: "Técnicas de redução de VOC na indústria de tintas". Compostos Orgânicos Voláteis (em inglês Volatile Organic Compound - VOC) são substâncias químicas orgânicas, ou combinações destas, que apresentam alta pressão de vapor sob as condições normais de temperatura e pressão, sendo facilmente volatilizadas para atmosfera. A investigação de VOC na indústria de tintas se inicia na avaliação de riscos de produtos químicos e produz resultados de gerenciamento surpreendentemente eficazes para minimização de perdas de produtos, para segurança ocupacional e ambiental. A escolha pela melhor tecnologia ou procedimento de redução de VOC é uma atividade de alto nível, fundamentada em avaliações econômicas.

Roberta Chamusca, analista-executiva em Metrologia e Qualidade do Inmetro, vai proferir a palestra "Certificação voluntária de tintas para construção civil - Portaria 529/2015", onde mostrará uma visão geral do Inmetro e das atividades realizadas pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), elencando as etapas do estabelecimento de Regulamentações Técnicas e Programas de Avaliação da Conformidade, além de esclarecer sobre a certificação voluntária de tintas para construção civil e como obtê-la, enfocando seu escopo. passo a passo e ensaios requeridos. Vai esclarecer ainda as perguntas mais frequentes referentes ao assunto.

Na sequência, Gilberto Selestrim, diretor da Qualycert, falará sobre "Requisitos para certificação de tintas para construção civil - Portaria Inmetro 529/2015", abordando tópicos sobre porque certificar, documentos necessários para o Sistema de Gestão de Qualidade, requisitos de qualidade de produtos, visão geral da formulação de produtos normatizados, tempo necessário à certificação e fluxograma da certificação.

Encerrando o evento, Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), vai proferir a palestra "Quais são as vantagens das Tintas Imobiliárias Qualificadas pelo PBQP-H do Ministério das Cidades?", onde será explicado o processo de Qualificação das Tintas Imobiliárias feito pelo Programa Setorial da Qualidade, abordando os parâmetros científicos claros e concretos que segue; os avanços recentes nas normas técnicas (acompanhando a evolução tecnológica e as exigências da sustentabilidade); outros aspectos técnicos envolvidos; os benefícios que traz; o reconhecimento pelos órgãos financiadores e licitadores; os próximos passos para toda a cadeia de produção, comercialização e aplicação (envolvendo dos fornecedores de matéria-prima até o usuário final).

  Mais notícias