Publicidade
Anuncie

AkzoNobel e Instituto Tomie Ohtake entregam obra pública restaurada em Santo André

23/06/2017 - 15:06

A AkzoNobel, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake está entregando ao município e aos cidadãos de Santo André a restauração do Monumento ao Trabalhador, obra de Tomie Ohtake localizada no Paço Municipal. Com isso, a peça de arte ganha a cor e a vivacidade de seu estado original, tal qual foi imaginada pela artista plástica, trazendo beleza, energia e inspiração ao cotidiano das pessoas que circulam no centro da cidade.

Inaugurada em 2013, a escultura foi executada em aço carbono pintado com tinta automotiva na cor Vermelho Sunburst (do Ford Escort 1984), peso de 15 toneladas, 6 metros de largura e 12 metros de altura e 2,5 de profundidade. Para a renovação da obra, mantendo sua cor original e ganhando proteção contra intempéries do clima, foi utilizada a tinta Wanda PU HS, sistema poliuretano de alto brilho, rendimento e resistência.

A peça de arte está instalada na Praça Cívica, no Paço Municipal de Santo André, projeto do arquiteto Rino Levi, um dos principais nomes do modernismo do Brasil, na década de 1960, e que também conta com paisagismo de Burle Marx.

Tomie Ohtake refez o sinal do infinito, com a curva de Mobius, sem fim, como símbolo da luta permanente da classe operária. O sinal imaginário sugere também a força do trabalho, característica da humanidade na luta pela sobrevivência e depois por seus complexos destinos.

“Tomie gostava de fazer obras públicas e da ideia de tornar a arte acessível a todos. Essa conexão da arte com a população pode provocar uma suspensão no tempo, reflexões, uma espécie de respiro na correria do cotidiano, o que torna as cidades mais humanas e interativas”, comenta o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

A AkzoNobel e o Instituto Tomie Ohtake reforçam sua parceria com a renovação de obras públicas da artista plástica Tomie Ohtake em quatro cidades paulistas. Após a escultura restaurada na Avenida 23 de Maio, em São Paulo, em janeiro, esse é o segundo trabalho revitalizado entregue pela iniciativa, que tem o objetivo de levar a visão original da autora, com suas peças de arte de cores energizantes, aos cidadãos de São Paulo, Santo André, Santos e Guarulhos, tornando essas localidades mais agradáveis e inspiradoras. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Santo André.

“Com a rápida urbanização que vivemos nos dias atuais, torna-se cada vez mais frequente a necessidade de transformarmos as cidades em locais mais agradáveis e inspiradores. É isso que almeja a iniciativa Human Cities, ou seja, Cidades Mais Humanas, da qual esse projeto faz parte e que envolve tudo que o que fazermos com e para a sociedade”, afirma Jelena Arsic, diretora da AkzoNobel Coatings para a América do Sul, cuja área de negócios está sendo ampliada na região do Grande ABC.

  Mais notícias