Publicidade
Anuncie

Dürr e Kuka lançam sistema de robô para pintura automatizada

31/07/2017 - 17:07

Dürr e Kuka, duas fabricantes líderes nos campos de tecnologia de produção e automação, unem suas forças: juntas desenvolveram uma solução integrada para a aplicação automatizada de tinta na forma de um robô compacto para indústrias em geral. Os robôs são fornecidos pela Kuka, enquanto a tecnologia de aplicação da tinta é fornecida pela Dürr. Pré-instalado e pronto para pintar, o robô contém componentes totalmente compatíveis, ensaiados e testados, oferecendo uma combinação única no mercado. Ele é perfeitamente adaptado às exigências da indústria em geral. As áreas de aplicação incluem pintura em madeira, plástico, vidro e metal.

Segundo Dr. Hans Schumacher, porta-voz da diretoria da Dürr Systems AG, a indústria em geral tem sentido uma necessidade cada vez maior de aplicações de tinta totalmente automatizadas e com a mais alta qualidade. “O novo sistema de robô de pintura oferece um complemento perfeito para a carteira de produtos da Dürr, na forma de um robô de pintura compacto para os clientes das indústrias em geral. A nova solução é uma verdadeira inovação neste segmento de mercado".

O sistema de robô de pintura consiste em um pequeno robô de seis eixos, equipado com tecnologia de ponta para aplicação de tinta. Esta tecnologia está disponível em diversas configurações, dimensionadas para cada projeto específico de cliente. O sistema, com todos os seus diferentes componentes, é finalizado e comissionado previamente na Dürr. Então, ele fica pronto para uso ("ready2spray") e pode ser rapidamente instalado na fábrica, assegurando processos eficientes e um acabamento de pintura consistente e de alta qualidade.

O robô ready2spray permite a aplicação de tintas à base de água ou solventes de um ou dois componentes. Ele pode ser equipado com duas bombas dosadoras, reguladores de pressão de tinta e trocadores de cores. Dependendo da especificação, ele pode ter pistolas spray automatizadas (atomizadas com ou sem ar) da gama EcoGun ou atomizadores eletrostáticos de alta velocidade da gama EcoBell, ambos da Dürr.

A Dürr é líder mundial em pintura automotiva e em selagem de carrocerias de automóveis por meio de seus robôs de pintura e selagem, assim como de sua tecnologia de aplicação. Da mesma forma que na indústria automobilística, a Dürr cobre também todo o espectro de aplicação de tinta no setor industrial. Os clientes recebem todos os componentes de uma única fonte. Isso inclui as quatro categorias de bombas e de equipamentos de manuseio de fluidos, a tecnologia de aplicação convencional (pistolas de spray), sistemas de dois componentes, bem como soluções para a aplicação eletrostática. Os atomizadores rotativos de alta velocidade EcoBell são perfeitamente adaptados para a indústria graças ao seu jato de spray variável.

Com suas pequenas dimensões e a tecnologia de aplicação pré-instalada, a solução ready2spray na forma de um robô industrial compacto é uma inovação na pintura industrial. Seu conceito integrado inclui também o controle de movimento do robô e o controle do processo para as aplicações, todos alojados em um gabinete de controle. Além disso, o novo sistema de pintura está totalmente preparado para o Industry 4.0.

"A Dürr oferece também uma versão grande para a indústria em geral, usando seus próprios robôs de pintura, que foram ensaiados e testados na indústria automobilística. Trata-se de um sistema automatizado para pintar peças de grande porte, podendo cobrir toda a gama de exigências dos clientes", diz o Dr. Schumacher.

  Mais notícias