Publicidade
Anuncie

AkzoNobel e Instituto Tomie Ohtake entregam obra pública restaurada à cidade de Santos

01/09/2017 - 14:09

A AkzoNobel e o Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da Prefeitura de Santos, entregam hoje aos cidadãos do município do litoral paulista a obra restaurada da artista plástica Tomie Ohtake localizada no Parque do Emissário Submarino, Praia José Menino, em Santos (SP). Escultura em aço com 15 metros de altura, é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, inaugurada em 2008 pelo Príncipe Naruhito do Japão.

A escultura - cujo local onde está em exposição, na ponta do aterro do emissário, foi escolhido pela própria artista, após percorrer a orla, centro histórico e cais -, é visível desde a Ponta da Praia até São Vicente, bem como por quem olha Santos do mar ou, evidentemente, por quem estiver andando pela avenida da praia. Tornou-se um marco referencial para a cidade.

Tomie Ohtake foi convidada pela Prefeitura de Santos para criar um marco, uma escultura, cujo projeto original foi executado em Cubatão. A forma concebida pela artista, como em outras de suas obras, aparenta ser leve, mas requer que a sua parte inferior sustente todo o peso, nesse caso, de aproximadamente 60 toneladas. A obra contou com a colaboração dos arquitetos Jorge Utsunomiya e Vera Fujisaki.

No processo de limpeza, lixamento, retoque e pintura, realizado por técnicos especializados, foram utilizados 72 litros de tinta automotiva Wanda PU HS, que alia alto rendimento e poder de cobertura para garantir a cor rubi originalmente projetada, assim como a proteção contra intempéries climáticas e, nesse caso, a maresia.

“A arte da Tomie dialoga com espaços abertos, daí ter sito tão requisitada para a realização de obras públicas. Essa integração ao ambiente, na busca por tornar espaços mais humanos e inspiradores, que dialoguem com as pessoas, é o que nossas cidades precisam. Esse projeto vai ao encontro dessa necessidade”, comenta o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

Em uma parceria entre a AkzoNobel e o Instituto Tomie Ohtake, a restauração dessa escultura faz parte de um projeto de revitalização de cinco obras da artista plástica em São Paulo, Santo André, Santos e Guarulhos. “Essa iniciativa visa levar aos cidadãos a visão original da autora, com suas obras de cores energizantes e formas que abrem a imaginação”, afirma Jelena Arsic, diretora da AkzoNobel Coatings para a América do Sul. Já foram entregues obras revitalizadas na Avenida 23 de Maio (SP) e no Paço Municipal de Santo André.

  Mais notícias